quinta-feira, 28 de outubro de 2010

DENÚNCIA: Adapi encontra montanha de carcaças de animais em lixão de Jaicós


Em rotineira vigilância mensal aos pontos de risco para a febre aftosa, funcionários da Agência de Defesa Agropecuária - Adapi e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural de Jaicós, foram surpreendidos com um fato inusitado no lixão da cidade, na manhã desta quinta-feira (28).
Uma montanha de carcaça de animais bovinos está se formando no lixão. De acordo com o Coordenador da Usav Jaicós, Dr. Aderson de Sena, pelo que foi sondado, possivelmente esse material é proveniente de vários municípios vizinhos isso é um elemento de uma cadeia produtivo de subprodutos ilegais. “Os matadouros industriais calcinam ossos e fazem farinha para alimentar animais, que por sua vez vão para a mesa do consumidor, que pode ingerir sem saber. Somos o maior depósito de restos bovinos do Estado”, afirmou.
Segundo o Coordenador, no lixão além das carcaças, também foi encontrado lixo hospitalar. “Isso é um grande risco para os trabalhadores que lidam com a coleta do lixo e um potencial foco de outras doenças veiculadas por ratos que encontram farta oferta de proteína nas carcaças”, alertou.
A equipe, também encontrou a mesma situação na pista de pouso da cidade (campo de avião), sendo que neste local estão depositados restos de pequenos animais.
Dr. Aderson informou que a Adapi deverá fazer a notificação ao município e enviar cópia da mesma para o Ministério Público de Jaicós, para que as medidas cabíveis sejam tomadas após o encerramento do Prazo de notificação. "O promotor reiterará a notificação com recomendações de acordo com a Lei, reforçando o pedido de adequação do município baseado na notificação da ADAPI", finalizou o Coordenador.

FONTE: http://www.noticiei.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário