A eleição para Presidente da república gerou um movimento regionalista preconceituoso no Twitter. Perfis de pessoas que supostamente moram nas regiões sul e sudeste “acusavam” o povo nordestino de ter sido responsável pela escolha de Dilma para a presidência – fato que provavelmente não agradou. A resposta veio em tom parecido por parte de alguns nordestinos, que responderam na mesma “categoria”.
São diversos exemplos de frases e hashtags preconceituosas. O perfil @vovo_panico (que é um fake da humorista do programa Pânico na TV), por exemplo, twittou a seguinte frase: “Gente, o que nois do Sul/Sudeste estamos fazendo no twitter ? vamos trabalhar pra sustentar mais 4 anos de Bolsa Familia do Norte/Nordeste”. Um outro perfil (que não me parece fake e por isso não vou identificá-lo) mandou esta: “Chega de carregar nas costas um bando de ignorantes e parasitas q sempre viveram as custas do estado. DIVISÃO JÁ #nordestisto).”
É bom que se esclareça: aqui no Bombou, não costumamos falar de ações isoladas que envolvam racismo, homofobia, regionalismos etc. Não é legal dar espaço para este tipo de gente e o Ministério Público tem cuidado disso muito bem. Mas quando isso se torna um movimento, capaz de levar uma hashtag preconceitusa para os Trending topics, é dever informar.
Criaram um tumblr que para reunir todas as manifestações preconceituosas (de pessoas do sul e sudeste com pessoas do norte e nordeste). É o http://xenofobianao.tumblr.com/. Mas é bom esclarecer que o termo Xenofobia se refere apenas ao preconceito com estrangeiros. No caso do embate envolvendo Sudeste e Nordeste, o termo mais correto seria Regionalismo, ou com o perdão da expressão, Imbecilidade.
Bruno Ferrari
Revista Época
Nenhum comentário:
Postar um comentário