Depois de quinzes dias desenvolvendo diversas atividades no município de Jaicós, dentro do projeto Zabelê, o Projeto Rondon encerrou os trabalho no último sábado (29).
A solenidade de encerramento foi realizada na Quadra Poliesportiva da Praça Padre Marcos e foi marcada por momentos de muita emoção, tanto por parte dos rondonistas, como pela comunidade, que participou ativamente das oficinas e atividades desenvolvidas pelas equipes. Segundo informações da coordenação local, durante os quinzes dias, 1838 pessoas participaram das oficinas.
O evento teve início com a execução do Hino do Piauí, interpretado pela jovem Janaína e o Coral do Peti. Em seguida houve a exibição de um vídeo com a “Lenda de Zabelê”. O Prefeito entregou Banners da Operação no município às duas equipes de Rondonistas e foi exibido um vídeo em homenagem ao Sargento Sobrinho, Anjo da Operação em Jaicós. Seguindo a programação, o Grupo de Hip Hop “Força Crew” se apresentou e logo após, o professor Neuseri Stieven fez um relato poético sobre a passagem do Rondon por Jaicós.
Um vídeo homenagem com depoimentos dos rondonistas e de alunos das oficinas, produzido por Reuel Maciel, aluno da Oficina de Fotografia e Audiovisual “Cores do Semiárido” do Ministério da Cultura, foi exibido e emocionou a todos os presentes.
Num dos momentos mais marcantes da solenidade, a acadêmica de Jornalismo Jucilene a interpretou a música “É preciso saber Viver” de Roberto Carlos e muitos não se contiveram e deixaram as emoções aflorarem. Foram muitas lágrimas emocionadas.
As equipes de rondonistas fizeram doações de livros para as escolas da rede municipal das localidades Esquisito, Santo Antônio, Várzea Queimada e Escola Municipal Francisco Crisanto de Sousa. A Coordenação local entregou a cada um dos rondonistas um kit, contendo várias lembranças do município, como vídeo, camisetas, entre outros souvenires.
Após a solenidade, foi realizada uma confraternização e festa de despedida animada com muito forró pé de serra para os rondonistas, integrantes da equipe de coordenação local, autoridades e pessoas que conviveram nestes quinze dias da Operação em Jaicós.
Segundo o Prefeito Ozanam Barros, a impressão do Projeto Rondon em Jaicós é de que foram quinze dias de bastante atuação digna, uma troca de experiências muito grande por parte dos rondonistas e dos jaicoenses. “Nós jaicoenses só temos que agradecer, o trabalho realizado por eles, o que aprendemos, e a essa juventude de Jaicós que prestigiou em busca de mais esclarecimentos, informação e educação.” O Prefeito ressaltou o bom trabalho realizado pela coordenação local e agradeceu à imprensa pela cobertura e às pessoas que auxiliaram Jota Sá na recepção e na assistência aos rondonistas nesses quinze dias.
Para o Coordenador local, Jota Sá, a Operação Zabelê foi um momento incomparável para a população de Jaicós, porque houve a oportunidade de acontecer uma interação, um intercâmbio com pessoas que vieram de longas distâncias e que vivem outra realidade e que por viverem em lugares bem mais desenvolvidos, ficaram impressionadas com a força que o povo de Jaicós têm. “Os Rondonistas não viram em Jaicós apenas dificuldades, mas também que existem potencialidades. Jaicós foi campo de observação para estudantes universitários. Estudantes que vieram aqui somaram ao seu currículo uma demanda de conhecimentos que para eles, vai ser importante na vida acadêmica”, disse.
Confira abaixo depoimentos deixados pelos Rondonistas:
Professora Anamaria Siriani – USP
“Essa foi a minha estreia, a primeira vez no Projeto Rondon e me sinto muito orgulhosa por isso, pois acho que essa experiência é muito importante para os universitários, até mais do que para a cidade. Fui muito gratificante conhecer uma cidade nova, pessoas diferentes, aprender coisas que ainda não tínhamos visto, saber um pouco mais do Brasil, pois a gente fica muito isolado em São Paulo, achando que São Paulo é o Brasil e é apenas uma parte. Quero agradecer a Jaicós e a todo mundo que mora aqui, o apoio e a ajuda, pois fizeram a vida da gente diferente, de verdade.”
Professor Guilherme Rodrigues – USP
“Fiquei muito impressionado em como fomos bem acolhidos aqui, a população interagiu muito bem com todos nós. Eu acredito que a população da cidade de Jaicós tem um potencial muito grande, ainda tem muito para melhorar, desde as belezas naturais da região, que ainda são muito pouco exploradas até a população mesmo que pode se organizar bem melhor e conquistar muitas outras coisas se tiver um pouco mais de união e de articulação. Tudo isso foi muito válido pra gente, os alunos estão saindo daqui modificados, pois foi muito bom para a formação dos estudantes e como ser humano. Quero deixar um grande abraço e agradecer pelo acolhimento.”
Fábio Meirelles - USP
“Eu penso que o que vai ficar realmente aqui quando formos embora não são os conteúdos que trouxemos lá da Academia, da Universidade, e passamos para a população. Compostagens, primeiros socorros, importância dos Conselhos... tudo isso tem seu valor, mas não acho que seja essa a nossa maior contribuição.
Eu quero crer que nossa presença deixou no coração das pessoas, no sonho e na lembrança das pessoas, um pouco de esperança (amarela). De que ainda dá tempo, de que não é tarde para se fazer algo e transformar a realidade na qual vivemos. Todos nós vivemos.
E eu queria saber como esse povo maravilhoso que encontrei por aqui faz para ser feliz. E aí sim, levar pra onde eu moro um ensinamento de verdade. Obrigado Jaicós, pela experiência fantástica que você proporcionou.”
Bruno Veronez – USP
“Agradeço a Jaicós e seu povo pela oportunidade de oferecer a mos, os 15 dias mais inesquecíveis da minha vida!”
Karen Tijoe – USP
“Ter participado do Projeto Rondon me fez enxergar as coisas de um jeito diferente. Me fez acreditar que a riqueza das pessoas não está no que elas têm, mas sim no que elas são. E por isso acho que Jaicós é uma cidade muito rica. Vou sentir muita falta de todo carinho com que vocês nos receberam. Aprendi muitas coisas em Jaicós. Mas, principalmente, a valorizar a simplicidade e o sentimento das pessoas.”
Carla Johansen – USP
“Tudo o que aconteceu aqui nesse lugar maravilhoso transformou minha vida e vai marcá-la para sempre!
A cultura, as comidas, os personagens... é tudo muito rico! Mas o mais importante e o que tem de melhor aqui são as pessoas! Obrigada por me ensinarem tantas coisas, principalmente a ser alegre e feliz, acima de tudo!”
Carolina Simões - USP
“Seria impossível imaginar que ao sair de casa viria encontrar uma outra família aqui em Jaicós.
Pode ser que em nada tenhamos contribuído para o desenvolvimento da cidade, mas tenho certeza que todo o amor que existe foi dado e recebido. Obrigada Jaicós!”
Pedro Lugarinho - USP
“O saldo final da Operação Zabelê com certeza é positivo. É claro que duas semanas é muito pouco para já esperarmos grandes mudanças. Prefiro pensar que deixamos várias sementes diferentes, que darão frutos diversos no futuro que virá. Espero que continuem a cuidar dessas sementes. Eu sei que não são muitas, mas essas sementes virarão grandes árvores, que darão novas sementes e frutos. Muito obrigado por tudo Jaicós!”
“A vinda a Jaicós significou um novo começo, uma nova visão, novas atitudes, novas amizades, novas lembranças. O que fica no Piauí e o que vai para São Paulo são sentimentos de esperança, recomeço, realização e muito amor.
Um povo extremamente carinhoso, hospitaleiro e lutador, é assim que vejo a população de Jaicós a que tivemos contato.
Esta experiência marcou a minha vida para sempre, e como o Projeto Rondon mesmo diz, é uma grande lição de vida.
Mesmo com a partida, tenho certeza que nossos corações e espíritos ficarão extremamente interligados, como uma conexão que se estabeleceu para nunca mais se desfazer.
Muito obrigada a todos que deram seu sincero carinho e se doaram para os rondonistas! Este é o verdadeiro sentido do amor e das nossas vidas!”
Ci Iakowsky – USP
“Chego e nem consigo pensar em sair. Saudade desse povo. Saudade! Tristeza em ir embora. Tristeza de pensar em deixar tanta alegria para voltar ao cotidiano.
Foram dias mágicos. Todos as mordidas, risadas, brincadeiras, amizade, carinho, tudo é muito grande para mim. Não sei o que escrever nem falar o que estou sentindo agora. Assim como demorou para cair a ficha de onde eu estava.
Jaicós demora também para entender que daqui a poucas horas estarei longe, bem longe. Dói forte o peito.
Amor encanta. Encantou cada um de nós. Encanta essa cidade.”
Professor Mário César – UEPG
“O Projeto Rondon é um grande projeto de extensão em nível nacional. Quando o grupo veio para Jaicós, com várias informações que eu e professora Anamaria levamos para as universidades eles ainda não tinham uma ideia muito clara que eles iriam encontrar. O interessante é que em conversa com os alunos nesses quinzes dias, eles perceberam que os problemas existentes em Jaicós são problemas que são enfrentados no Brasil todo, talvez um pouco intensificado pela questão climática, como é o caso da escassez de água.
Percebemos que nessa interação dos alunos com a comunidade, quem sai ganhando foram eles, porque levam na bagam conhecimentos que nunca iriam conseguir na Universidade.”
Professor Neuseri Stieven - UEPG
“Graças a Deus saio daqui muito feliz, muito contente, pelos objetivos alcançados. O Projeto Rondon visa plantar a semente, fazer com que as pessoas reflitam sobre sua realidade e busquem a mudança, a partir das suas necessidades. Viemos aqui plantar essa semente para que se abram oportunidades, as pessoas possam crescer e além disso, proporcionar aos acadêmicos uma possibilidade de conhecerem uma realidade diferente da sua.”
Danilo Lima – UEPG
“A Operação teve sucesso, graças ao acolhimento das pessoas da cidade, o apoio da Prefeitura. Saímos felizes porque conseguimos colocar em prática o que planejamos para realizar em Jaicós. Espero que as dificuldades que a cidade enfrenta possam ser superadas, com o auxílio do Poder Público, seja com a participação da população, seja com a iniciativa privada, enfim, a gente espera que Jaicós supere essas expectativas e dificuldades.”
Michel Michalczyszyn – UEPG
“O que deu pra levar aqui de Jaicós é um grande aprendizado que adquirimos. Creio que estou levando muito mais conhecimento, do que deixei aqui na cidade e é uma marca que vai ficar na vida da gente pra vida toda.”
Mathias Erich Engels – UEPG
“Os dias aqui em Jaicós com o Projeto Rondon eu gostei demais, foi muito legal. A gente foi muito bem acolhido, a população gostou, vinha conversar com a gente, foi uma experiência única nas nossas vidas, porque a gente veio mostrar o que aprendemos na universidade, mas depois que chegamos aqui, aprendemos muito mais. Foi ótimo, não tem palavras pra expressar tudo o que a gente tá sentindo de bom.”
Isadora Camargo - UEPG
“Foi a melhor experiência da minha vida, Jaicós foi o melhor lugar onde eu poderia estar e a melhor convivência durante esses quinze dias, que não vou ter em nenhum outro lugar. O Projeto Rondon, engradeceu muito a minha espiritualidade, o meu jeito de viver, pois hoje vejo como reclamar é desnecessário. Foi um trabalho tão cheio de amor, tanto do nosso lado, quanto das pessoas que nos receberam. Foi muito legal a participação, o envolvimento da população de Jaicós e o carinho que todos tiveram com a gente, pois vieram com dúvidas, mostraram interesse e isso pra gente foi muito gratificante. No final desses quinzes dias, o que pude perceber que aconteceu foi TRANSFORMAÇÃO, do meu lado e também das pessoas que participaram. Foi uma contribuição na nossa vida de aprendizado e ensinamentos, de ambas as partes. Isso é o mais importante do Rondon, não ter um nivelamento de conhecimentos e sim uma sabedoria que passa, entre todos. Quero agradecer a toda a organização e a toda cidade, espero que todos tenham achado isso também. Foi maravilhoso!”
Márcia Alves – UEPG
“Foi uma experiência maravilhosa, inesquecível e engrandecedora. Espero ter contribuído muito para a cidade de Jaicós, porque com toda certeza aprendi muito com esse povo tão acolhedor e carinhoso. Obrigada Jaicós!”
Tatiani de Valois - UEPG
“O mundo precisa conhecer o povo de Jaicós para que tenham a sensibilidade e a alegria desse povo!
Obrigada pela recepção, dedicação e participação.
Levarei cada um em meu coração para sempre! Beijos!”
Camila Ribas - UEPG
“Gratidão é talvez a palavra que mais expressa o sentimento que me toma neste instante.
Deixei uma pequenina parte de mim, mas levarei muito de cada um de vocês.
Cresci como profissional, mas também como pessoa.
Vocês estão entranhados no que sou, viraram parte da minha história. Muito obrigada!”
Gislaine Gabardo – UEPG
“A vinda para Jaicós significou uma nova experiência de vida, onde conhecemos melhor nossa grande País e pudemos contribuir com o pouco que sabemos para a comunidade.
Sentirei saudades dessa cidade que tão bem nos acolheu.”
Confiram álbum de fotos!
Da Redação
A solenidade de encerramento foi realizada na Quadra Poliesportiva da Praça Padre Marcos e foi marcada por momentos de muita emoção, tanto por parte dos rondonistas, como pela comunidade, que participou ativamente das oficinas e atividades desenvolvidas pelas equipes. Segundo informações da coordenação local, durante os quinzes dias, 1838 pessoas participaram das oficinas.
O evento teve início com a execução do Hino do Piauí, interpretado pela jovem Janaína e o Coral do Peti. Em seguida houve a exibição de um vídeo com a “Lenda de Zabelê”. O Prefeito entregou Banners da Operação no município às duas equipes de Rondonistas e foi exibido um vídeo em homenagem ao Sargento Sobrinho, Anjo da Operação em Jaicós. Seguindo a programação, o Grupo de Hip Hop “Força Crew” se apresentou e logo após, o professor Neuseri Stieven fez um relato poético sobre a passagem do Rondon por Jaicós.
Um vídeo homenagem com depoimentos dos rondonistas e de alunos das oficinas, produzido por Reuel Maciel, aluno da Oficina de Fotografia e Audiovisual “Cores do Semiárido” do Ministério da Cultura, foi exibido e emocionou a todos os presentes.
Num dos momentos mais marcantes da solenidade, a acadêmica de Jornalismo Jucilene a interpretou a música “É preciso saber Viver” de Roberto Carlos e muitos não se contiveram e deixaram as emoções aflorarem. Foram muitas lágrimas emocionadas.
As equipes de rondonistas fizeram doações de livros para as escolas da rede municipal das localidades Esquisito, Santo Antônio, Várzea Queimada e Escola Municipal Francisco Crisanto de Sousa. A Coordenação local entregou a cada um dos rondonistas um kit, contendo várias lembranças do município, como vídeo, camisetas, entre outros souvenires.
Após a solenidade, foi realizada uma confraternização e festa de despedida animada com muito forró pé de serra para os rondonistas, integrantes da equipe de coordenação local, autoridades e pessoas que conviveram nestes quinze dias da Operação em Jaicós.
Segundo o Prefeito Ozanam Barros, a impressão do Projeto Rondon em Jaicós é de que foram quinze dias de bastante atuação digna, uma troca de experiências muito grande por parte dos rondonistas e dos jaicoenses. “Nós jaicoenses só temos que agradecer, o trabalho realizado por eles, o que aprendemos, e a essa juventude de Jaicós que prestigiou em busca de mais esclarecimentos, informação e educação.” O Prefeito ressaltou o bom trabalho realizado pela coordenação local e agradeceu à imprensa pela cobertura e às pessoas que auxiliaram Jota Sá na recepção e na assistência aos rondonistas nesses quinze dias.
Para o Coordenador local, Jota Sá, a Operação Zabelê foi um momento incomparável para a população de Jaicós, porque houve a oportunidade de acontecer uma interação, um intercâmbio com pessoas que vieram de longas distâncias e que vivem outra realidade e que por viverem em lugares bem mais desenvolvidos, ficaram impressionadas com a força que o povo de Jaicós têm. “Os Rondonistas não viram em Jaicós apenas dificuldades, mas também que existem potencialidades. Jaicós foi campo de observação para estudantes universitários. Estudantes que vieram aqui somaram ao seu currículo uma demanda de conhecimentos que para eles, vai ser importante na vida acadêmica”, disse.
Confira abaixo depoimentos deixados pelos Rondonistas:
Professora Anamaria Siriani – USP
“Essa foi a minha estreia, a primeira vez no Projeto Rondon e me sinto muito orgulhosa por isso, pois acho que essa experiência é muito importante para os universitários, até mais do que para a cidade. Fui muito gratificante conhecer uma cidade nova, pessoas diferentes, aprender coisas que ainda não tínhamos visto, saber um pouco mais do Brasil, pois a gente fica muito isolado em São Paulo, achando que São Paulo é o Brasil e é apenas uma parte. Quero agradecer a Jaicós e a todo mundo que mora aqui, o apoio e a ajuda, pois fizeram a vida da gente diferente, de verdade.”
Professor Guilherme Rodrigues – USP
“Fiquei muito impressionado em como fomos bem acolhidos aqui, a população interagiu muito bem com todos nós. Eu acredito que a população da cidade de Jaicós tem um potencial muito grande, ainda tem muito para melhorar, desde as belezas naturais da região, que ainda são muito pouco exploradas até a população mesmo que pode se organizar bem melhor e conquistar muitas outras coisas se tiver um pouco mais de união e de articulação. Tudo isso foi muito válido pra gente, os alunos estão saindo daqui modificados, pois foi muito bom para a formação dos estudantes e como ser humano. Quero deixar um grande abraço e agradecer pelo acolhimento.”
Fábio Meirelles - USP
“Eu penso que o que vai ficar realmente aqui quando formos embora não são os conteúdos que trouxemos lá da Academia, da Universidade, e passamos para a população. Compostagens, primeiros socorros, importância dos Conselhos... tudo isso tem seu valor, mas não acho que seja essa a nossa maior contribuição.
Eu quero crer que nossa presença deixou no coração das pessoas, no sonho e na lembrança das pessoas, um pouco de esperança (amarela). De que ainda dá tempo, de que não é tarde para se fazer algo e transformar a realidade na qual vivemos. Todos nós vivemos.
E eu queria saber como esse povo maravilhoso que encontrei por aqui faz para ser feliz. E aí sim, levar pra onde eu moro um ensinamento de verdade. Obrigado Jaicós, pela experiência fantástica que você proporcionou.”
Bruno Veronez – USP
“Agradeço a Jaicós e seu povo pela oportunidade de oferecer a mos, os 15 dias mais inesquecíveis da minha vida!”
Karen Tijoe – USP
“Ter participado do Projeto Rondon me fez enxergar as coisas de um jeito diferente. Me fez acreditar que a riqueza das pessoas não está no que elas têm, mas sim no que elas são. E por isso acho que Jaicós é uma cidade muito rica. Vou sentir muita falta de todo carinho com que vocês nos receberam. Aprendi muitas coisas em Jaicós. Mas, principalmente, a valorizar a simplicidade e o sentimento das pessoas.”
Carla Johansen – USP
“Tudo o que aconteceu aqui nesse lugar maravilhoso transformou minha vida e vai marcá-la para sempre!
A cultura, as comidas, os personagens... é tudo muito rico! Mas o mais importante e o que tem de melhor aqui são as pessoas! Obrigada por me ensinarem tantas coisas, principalmente a ser alegre e feliz, acima de tudo!”
Carolina Simões - USP
“Seria impossível imaginar que ao sair de casa viria encontrar uma outra família aqui em Jaicós.
Pode ser que em nada tenhamos contribuído para o desenvolvimento da cidade, mas tenho certeza que todo o amor que existe foi dado e recebido. Obrigada Jaicós!”
Pedro Lugarinho - USP
“O saldo final da Operação Zabelê com certeza é positivo. É claro que duas semanas é muito pouco para já esperarmos grandes mudanças. Prefiro pensar que deixamos várias sementes diferentes, que darão frutos diversos no futuro que virá. Espero que continuem a cuidar dessas sementes. Eu sei que não são muitas, mas essas sementes virarão grandes árvores, que darão novas sementes e frutos. Muito obrigado por tudo Jaicós!”
“A vinda a Jaicós significou um novo começo, uma nova visão, novas atitudes, novas amizades, novas lembranças. O que fica no Piauí e o que vai para São Paulo são sentimentos de esperança, recomeço, realização e muito amor.
Um povo extremamente carinhoso, hospitaleiro e lutador, é assim que vejo a população de Jaicós a que tivemos contato.
Esta experiência marcou a minha vida para sempre, e como o Projeto Rondon mesmo diz, é uma grande lição de vida.
Mesmo com a partida, tenho certeza que nossos corações e espíritos ficarão extremamente interligados, como uma conexão que se estabeleceu para nunca mais se desfazer.
Muito obrigada a todos que deram seu sincero carinho e se doaram para os rondonistas! Este é o verdadeiro sentido do amor e das nossas vidas!”
Ci Iakowsky – USP
“Chego e nem consigo pensar em sair. Saudade desse povo. Saudade! Tristeza em ir embora. Tristeza de pensar em deixar tanta alegria para voltar ao cotidiano.
Foram dias mágicos. Todos as mordidas, risadas, brincadeiras, amizade, carinho, tudo é muito grande para mim. Não sei o que escrever nem falar o que estou sentindo agora. Assim como demorou para cair a ficha de onde eu estava.
Jaicós demora também para entender que daqui a poucas horas estarei longe, bem longe. Dói forte o peito.
Amor encanta. Encantou cada um de nós. Encanta essa cidade.”
Professor Mário César – UEPG
“O Projeto Rondon é um grande projeto de extensão em nível nacional. Quando o grupo veio para Jaicós, com várias informações que eu e professora Anamaria levamos para as universidades eles ainda não tinham uma ideia muito clara que eles iriam encontrar. O interessante é que em conversa com os alunos nesses quinzes dias, eles perceberam que os problemas existentes em Jaicós são problemas que são enfrentados no Brasil todo, talvez um pouco intensificado pela questão climática, como é o caso da escassez de água.
Percebemos que nessa interação dos alunos com a comunidade, quem sai ganhando foram eles, porque levam na bagam conhecimentos que nunca iriam conseguir na Universidade.”
Professor Neuseri Stieven - UEPG
“Graças a Deus saio daqui muito feliz, muito contente, pelos objetivos alcançados. O Projeto Rondon visa plantar a semente, fazer com que as pessoas reflitam sobre sua realidade e busquem a mudança, a partir das suas necessidades. Viemos aqui plantar essa semente para que se abram oportunidades, as pessoas possam crescer e além disso, proporcionar aos acadêmicos uma possibilidade de conhecerem uma realidade diferente da sua.”
Danilo Lima – UEPG
“A Operação teve sucesso, graças ao acolhimento das pessoas da cidade, o apoio da Prefeitura. Saímos felizes porque conseguimos colocar em prática o que planejamos para realizar em Jaicós. Espero que as dificuldades que a cidade enfrenta possam ser superadas, com o auxílio do Poder Público, seja com a participação da população, seja com a iniciativa privada, enfim, a gente espera que Jaicós supere essas expectativas e dificuldades.”
Michel Michalczyszyn – UEPG
“O que deu pra levar aqui de Jaicós é um grande aprendizado que adquirimos. Creio que estou levando muito mais conhecimento, do que deixei aqui na cidade e é uma marca que vai ficar na vida da gente pra vida toda.”
Mathias Erich Engels – UEPG
“Os dias aqui em Jaicós com o Projeto Rondon eu gostei demais, foi muito legal. A gente foi muito bem acolhido, a população gostou, vinha conversar com a gente, foi uma experiência única nas nossas vidas, porque a gente veio mostrar o que aprendemos na universidade, mas depois que chegamos aqui, aprendemos muito mais. Foi ótimo, não tem palavras pra expressar tudo o que a gente tá sentindo de bom.”
Isadora Camargo - UEPG
“Foi a melhor experiência da minha vida, Jaicós foi o melhor lugar onde eu poderia estar e a melhor convivência durante esses quinze dias, que não vou ter em nenhum outro lugar. O Projeto Rondon, engradeceu muito a minha espiritualidade, o meu jeito de viver, pois hoje vejo como reclamar é desnecessário. Foi um trabalho tão cheio de amor, tanto do nosso lado, quanto das pessoas que nos receberam. Foi muito legal a participação, o envolvimento da população de Jaicós e o carinho que todos tiveram com a gente, pois vieram com dúvidas, mostraram interesse e isso pra gente foi muito gratificante. No final desses quinzes dias, o que pude perceber que aconteceu foi TRANSFORMAÇÃO, do meu lado e também das pessoas que participaram. Foi uma contribuição na nossa vida de aprendizado e ensinamentos, de ambas as partes. Isso é o mais importante do Rondon, não ter um nivelamento de conhecimentos e sim uma sabedoria que passa, entre todos. Quero agradecer a toda a organização e a toda cidade, espero que todos tenham achado isso também. Foi maravilhoso!”
Márcia Alves – UEPG
“Foi uma experiência maravilhosa, inesquecível e engrandecedora. Espero ter contribuído muito para a cidade de Jaicós, porque com toda certeza aprendi muito com esse povo tão acolhedor e carinhoso. Obrigada Jaicós!”
Tatiani de Valois - UEPG
“O mundo precisa conhecer o povo de Jaicós para que tenham a sensibilidade e a alegria desse povo!
Obrigada pela recepção, dedicação e participação.
Levarei cada um em meu coração para sempre! Beijos!”
Camila Ribas - UEPG
“Gratidão é talvez a palavra que mais expressa o sentimento que me toma neste instante.
Deixei uma pequenina parte de mim, mas levarei muito de cada um de vocês.
Cresci como profissional, mas também como pessoa.
Vocês estão entranhados no que sou, viraram parte da minha história. Muito obrigada!”
Gislaine Gabardo – UEPG
“A vinda para Jaicós significou uma nova experiência de vida, onde conhecemos melhor nossa grande País e pudemos contribuir com o pouco que sabemos para a comunidade.
Sentirei saudades dessa cidade que tão bem nos acolheu.”
Confiram álbum de fotos!
Da Redação
Nenhum comentário:
Postar um comentário