quinta-feira, 31 de março de 2011

SMAS de Jaicós realiza Palestra sobre Drogas

Foi realizada nesta quarta-feira (30), no prédio do Centro de Convivência de Idosos – CCI, uma Palestra sobre Drogas, promovida pela Secretaria Municipal da Assistência Social, através da Secretária Maria de Fátima Araújo Silveira Barros.


A palestra teve como facilitadora, a psicóloga Graça Moura e foi direcionada para toda a comunidade de Jaicós, mães de crianças e adolescentes atendidas pelo PETI e PROJOVEM ADOLESCENTE.

A abertura foi feita com uma apresentação de dança com o grupo de dança regional do Projovem e PETI, com o tema “É feliz quem vive aqui”, coreografada pela professora Deusciana Fontes. Em seguida foram apresentadas aos presentes as assistentes sociais, psicólogos, Coordenadora do CRAS – Goretti Teixeira
e os servidores que compõem a Secretaria de Assistência Social.

A Palestra teve como objetivo promover a conscientização da comunidade de uma forma geral acerca dos malefícios da droga. Foram abordados diversos aspectos referentes ao uso das drogas e suas consequências.

Participaram também da Palestra servidores das Secretarias de Saúde e da Educação, professores e alunos da Escola Pequeno Polegar, além de pessoas da comunidade.



Da Redação

quarta-feira, 30 de março de 2011

Jaicós de luto pelo falecimento do Sr. Milton Feitosa

É com grande pesar que comunicamos o falecimento, na tarde desta quarta-feira (30) do Sr. Milton Carvalho Feitosa, conhecido em vida como Milton de Diolino.


Mílton sofreu um aneurisma em fevereiro de 2009 e descobriu a existência desse tumor, que até então permanecia sem alterações, o que lhe proporcionava uma "vida normal", porém em novembro de 2010 o tumor começou a crescer de uma forma não esperada pelos médicos. Com isso, já no mês de fevereiro de 2011, sentiu fortes dores de cabeça e foi internado no Hospital São Marcos em Teresina, e desde então permaneceu internado para se submeter a uma cirurgia onde seria retirado o tumor em sua cabeça.

No último dia 03 de março, a cirurgia foi realizada com sucesso. De acordo com informações obtidas com seus familiares, ele reagiu muito bem e vinha tendo uma recuperação muito boa segundo os médicos. No dia 10/03, data de seu aniversário de 52 anos, como presente ele recebeu alta da UTI. Porém no dia 14/03 ele reclamou de muitas dores e teve que retornar para a UTI, onde se descobriu que ele havia contraído uma infecção pulmonar. Desde então ele permanecia internado com poucas evoluções de seu quadro clínico vindo a falecer nesta quarta-feira, por volta das 15h30 no Hospital São Marcos.

O seu corpo será velado na sua residência, localizada à Rua Desembargador João Mota, no centro de Jaicós.

Aqui ficam registrados os nossos sentimentos de pesar a todos da família e a homenagem do noticiei.com à memória desse jaicoense.

Para quem tem fé a vida e a morte são dois mistérios que não cabe a nós, seres humanos, desvendar. Para quem tem fé resta um pedido que ele, Milton, seja mais um dos nossos intercessores junto ao Cristo. Que Deus conforte toda a sua família.”

Da Redação

PM registra dois TCOs por direção perigosa em Jaicós

Na noite do último domingo (27), a Polícia Militar de Jaicós recebeu uma denúncia por telefone de que dois indivíduos estavam cometendo arruaças, num veículo Fiat Uno, quatro portas, nas imediações da Praça Washington Lélis, conhecido Calçadão da Cidade, o que chamou a atenção de populares.


A Polícia Militar saiu em diligência e ao localizar o veículo e tentar conversar com os condutores, os mesmos já proferiram certas palavras de resistência e desacato aos soldados Clébert, Melo, Antonio Silva e Aline Medina que estavam realizando a abordagem. O Tenente Edivan, que estava de folga no dia, informou que se apresentou no local identificando-se, mas os indivíduos ressaltam que sem farda o Tenente não era ninguém e não merecia respeito.

Os dois indivíduos, Antonio André Pires de Barros, natural de Juazeiro do Norte-CE e Raimundo Nonato Alves do Nascimento, natural do Estado do Amazonas, foram conduzidos à Delegacia onde foram lavrados TCOs, um por direção perigosa e outro por desacato e ameaça à autoridade, sendo liberados logo em seguida, já o veículo Fiat Uno de Cor Cinza, ano 2002, com placa KMD-3236 de Crato-CE, foi conduzido ao pátio da 3ª Companhia de Polícia e se encontra retido.


O Tenente informou que os dois indivíduos trabalham como vendedores e em outra situação já teriam sido advertidos e orientados que ao chegarem à cidade os mesmos deveriam procurar a Delegacia ou Companhia e informar que estavam na cidade a trabalho no sentido de evitar possíveis abordagens policiais, e com isso constrangimentos, mesmo a abordagem sendo um ação legal.

“Ultimamente os problemas causados por direção perigosa ou menores dirigindo têm diminuído bastante em Jaicós. Sabemos que nunca vai deixar de existir o crime, mas é bom que se saiba que o combate a ele está existindo e com isso as ocorrências são bem poucas. Isso que aconteceu no último domingo, é um caso isolado, foram pessoas de fora que não sabemos qual a intenção dos mesmos, se era pra chamar a atenção ou se achavam que na cidade não havia segurança, mas se deram mal”, finalizou.

Da Redação

terça-feira, 29 de março de 2011

Corpo é encontrado em BR na cidade de Fronteiras

Na noite desta terça-feira (29), por volta das 20h30, o corpo de um senhor de 64 anos de idade foi encontrado por populares na BR que dá acesso à cidade de Campos Sales-CE, há cerca de 10 km da cidade de Fronteiras-PI.


No corpo do homem que até o momento não foi reconhecido por ninguém, havia sinais de atropelamento. De acordo com a carteira de identidade encontrada junto ao corpo, o homem chama-se José Rodrigues da Silva, filho de Joaquim Rodrigues da Silva e Francisca Maria da Conceição e é natural da cidade de Jaicós-PI.

No momento, o corpo encontra-se no Hospital Municipal Norberto Ângelo Pereira, da cidade de Fronteiras, onde aguarda o reconhecimento por parte de algum familiar.




Da Redação
Com informações de Jackson Sousa

Igreja Assembleia de Deus realiza 1ª EBD Social

Pastoreada pelo reverendo Elisvaldo Rocha, e presidida pelo pastor Luís Pereira de Sousa, a Igreja Assembléia de Deus em Picos, congregação do bairro Junco, realizou na manhã e tarde deste dia 27 (domingo), a 1ª EBD Social, através do departamento de Escola Bíblica Dominical. Com atendimento nas áreas de saúde, justiça e beleza; distribuídos entre os serviços de Odontologia, Oftalmologia, Cabeleireiro, Advocacia e Estética.


"Estamos felizes pela realização de nossa primeira EBD Social. Ultrapassou nossas expectativas. Foram quase cento e cinqüenta atendimentos. Acreditamos que essa seja a primeira de muitas que realizaremos". Comenta o presbítero Edilberto Silva, superintendente da Escola Dominical na Assembléia de Deus no bairro Junco.

Para o advogado Cândido Alexandrino, ações como esta refletem uma ordenança de Jesus Cristo para seus discípulos. "Ele disse a nós seus discípulos que deveríamos amar nosso próximo como a nós mesmos. E foi isso que viemos fazer aqui hoje, prestar um serviço voluntário e atender aos mais necessitados com o amor que Cristo colocou em nossos corações".

O doutor Milton Pamplona, oftalmologista e membro da 1ª Igreja Batista de Picos, disse ser bastante prazeroso prestar esse tipo de serviço a comunidade pois o Cristão que tem compromisso com Deus precisa servir ao próximo.

Laianny Kelly, cirurgiã dentista comentou da importância de participar de atividades como esta citando um versículo bíblico de Mateus 5:16 "Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus".

O pastor Elisvaldo avalia como positiva a realização da 1ª EBD Social. "Foi uma benção. Já tinha visto trabalhos como este sendo realizados apenas em Roraima na época que trabalhei lá".




Por: Edilberto Silva















Secretaria da Saúde realiza “Caminhada contra a Dengue e Drogas” em Jaicós

Com o objetivo de conscientizar a população sobre o combate ao mosquito da dengue e ao uso de drogas, a Secretaria Municipal de Saúde de Jaicós realizou nessa segunda-feira (28) uma caminhada pelas ruas da cidade.


Durante a Caminhada, os participantes levaram faixas e cartazes e fizeram algumas paradas no trajeto, onde aconteceram explicações sobre o tema da caminhada e o que a população deve fazer para evita-los.

A Secretária Municipal de Saúde, Maria Betânia Lélis de Aragão Silveira, fez a abertura do evento na Secretaria, enfocando o tema e em seguida o grupo saiu em caminhada, sendo a primeira parada em frente à Câmara Municipal, onde a Coordenadora de Ações de Saúde e Programas Especiais do Município, Aldeniza Braga, falou aos presentes sobre os males causados pelo uso de drogas.

Outra parada aconteceu em frente ao Posto de Saúde Lourdes Paiva, no Bairro Serranópolis, onde os participantes como a Coordenadora da Vigilância Sanitária, Joselívia Freitas e outros debateram sobre a Dengue e as Drogas.


O grupo prosseguiu a Caminhada até a Praça Getúlio Vargas, no centro da cidade onde aconteceram as falas da Professora Aurenir Paiva, o Enfermeiro Luís Viana, Vereadores José Acelino e Penha Wanderley e em seguida, a Secretária Betânia encerrou, com os agradecimentos.

Participaram da Caminhada, servidores da Secretaria Municipal de Saúde, Coordenações, Agentes de Saúde e de Endemias, Unidade Escolar Lily Silveira e comunidade em Geral.

Confira Fotos:






Fotos: Cássia Lopes
Da Redação

segunda-feira, 28 de março de 2011

Executivo apresenta matérias em sessão legislativa da Câmara Municipal de Jaicós

O Poder executivo apresentou na última sessão legislativa realizada na sexta-feira (25), diversas matérias para serem discutidas e votadas pelos vereadores jaicoenses.


Foi apresentado Projeto de Lei nº 002/2011 que “autoriza o Poder Executivo Municipal de Jaicós a celebrar Convênio de Cooperação com o Estado do Piauí e dá outras providências”, acompanhado de minutas de contrato e de convênio.

Outra matéria apresentada pelo Executivo foi o Projeto de Lei nº 003/2011 que “autoriza o Executivo a instituir no município de Jaicós, o segundo sábado do mês de junho como o Dia do Evangélico e dá outras providências”.

A vereadora penha Wanderley e o vereador José Acelino solicitaram do Presidente da Casa, que o Projeto nº 003 fosse votado em regime de urgência especial, para que a data já possa ser comemorada a partir do mês de junho desse ano. Participaram da Sessão os pastores da I Igreja Batista, Igreja Batista Bereana, Igreja Assembleia de Deus, Igreja Assembleia de Deus – Ministério de Madureira e Igreja Brasil para Cristo.


O Prefeito Municipal de Jaicós também e caminhou ofício ao legislativo solicitando a aprovação do Regime de Urgência para o Projeto de Lei nº 001/2010 que tramita nas Comissões Permanentes (CLJRF), e trata do estabelecimento de critérios para pagamento de precatórios, sugere novo teto em acordo com a Emenda Constitucional nº 62 de 09/12/2009.

Os projetos foram encaminhados às Comissões Permanentes da Câmara Municipal para análise e posterior votação.

Da Redação

domingo, 27 de março de 2011

Prefeitura inicia trabalho de ampliação do cemitério de Jaicós

A Prefeitura Municipal de Jaicós, através da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, iniciou nesse sábado (26), a limpeza com máquina da área lateral do cemitério, onde será ampliado.


Ultimamente, no espaço físico do único cemitério existente na sede do município já não há mais espaço disponível para sepultar os mortos o que às vezes ocasiona transtornos para familiares na hora de sepultar as pessoas falecidas.

Com a ampliação, o cemitério ganhará mais uma área de 9 x 20m. Segundo o Prefeito Ozanam Barros, já existe um projeto de um novo cemitério a ser construído no Bairro Serranópolis.


Da Redação

Segundo informações, o fugitivo tem problemas mentais.

Na tarde do último sábado (26), por volta das 16h10, o indivíduo conhecido por Lourenço, que está detido na cadeia de Jaicós há aproximadamente dois meses, tentou fugir pulando o muro depois de ter subido num coqueiro e alcançado a parede que dá acesso à rua.

O Soldado Aumir, que reside vizinho à Delegacia ouviu os outros detentos gritarem, avisando da fuga, e conseguiu com a ajuda de populares, deter o preso, levando-o de volta à prisão.

Segundo o Soldado, Lourenço está detido mediante mandato de prisão por ter esfaqueado na esposa, na zona rural de Massapê. De acordo com informações prestadas pelo policial, o detento tem problemas mentais e ultimamente está em crise, devido não estar tomando os remédios, pois a família dele praticamente o abandonou. “Com a situação em que se encontra o preso, nós tememos que possa acontecer até alguma coisa pior com ele”, disse Aumir.

Da Redação

quinta-feira, 24 de março de 2011

Saudade

"Um dia a maioria de nós irá se separar. Sentiremos saudades de todas as conversas jogadas fora, as descobertas que fizemos, dos sonhos que tivemos, dos tantos risos e momentos que compartilhamos...


Saudades até dos momentos de lágrima, da angústia, das vésperas de finais de semana, de finais de ano, enfim... do companheirismo vivido... Sempre pensei que as amizades continuassem para sempre...

Hoje não tenho mais tanta certeza disso. Em breve cada um vai pra seu lado, seja pelo destino, ou por algum desentendimento, segue a sua vida, talvez continuemos a nos encontrar, quem sabe... nos e-mails trocados...

Podemos nos telefonar... conversar algumas bobagens. Aí os dias vão passar... meses... anos... até este contato tornar-se cada vez mais raro. Vamos nos perder no tempo...

Um dia nossos filhos verão aquelas fotografias e perguntarão: Quem são aquelas pessoas? Diremos que eram nossos amigos. E... isso vai doer tanto!!! Foram meus amigos, foi com eles que vivi os melhores anos de minha vida!

A saudade vai apertar bem dentro do peito. Vai dar uma vontade de ligar, ouvir aquelas vozes novamente... Quando o nosso grupo estiver incompleto... nos reuniremos para um último adeus de um amigo. E entre lágrima nos abraçaremos...

Faremos promessas de nos encontrar mais vezes daquele dia em diante. Por fim, cada um vai para o seu lado para continuar a viver a sua vidinha isolada do passado... E nos perderemos no tempo...

Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores... mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos!!!"

[Vinícius de Moraes]



JAICÓS: Alunos do Peti e Projovem são beneficiados com aulas de dança

Crianças e Adolescentes que são atendidas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e Projovem Adolescente no município de Jaicós estão participando de mais um curso promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social.


Cerca de 43 crianças e adolescentes , divididos em 04 turmas, estão frequentando aulas de Balé e Danças Típicas Regionais, ministradas pela professora Deusciana dos Santos Fontes, formada em Educação Física e servidora da Secretaria Municipal de Cultura da cidade de Ipiranga-PI.

O Curso, que teve início há aproximadamente um mês acontece uma vês por semana, no Prédio da Secretaria. De acordo com a Secretária Municipal de Assistência Social, Maria de Fátima de Araújo Silveira Barros, um curso de música também está andamento, ministrado pelo professor Isael Veloso, onde as crianças estão recebendo aulas de violão. “O nosso objetivo é sempre oferecer diversos cursos aos alunos do Peti e Projovem, principalmente na área da arte e cultura, para que nossas crianças não fiquem sem ocupação, afastando-os dos perigos como as drogas, o álcool e a violência”, ressaltou Fátima.

A Secretária informou também que estão sendo construídas salas de aula para alunos do Peti e ProJovem n as localidades Pau do Inchuí e Croazal. “É nosso interesse que crianças de localidades da zona rural também participem das aulas de dança, por isso estamos estudando, juntamente com a professora um horário que poderá beneficiar a todos”, finalizou.

Da Redação

quarta-feira, 23 de março de 2011

Ozanam fala sobre obras em execução no município, na estreia do “Conversando com o Prefeito”

Com o objetivo de levar informação aos moradores da cidade e da zona rural sobre as ações, programas e projetos da Prefeitura Municipal, para que a população saiba mais e possa interagir com a administração pública, o Prefeito de Jaicós Dr. Ozanam Barros estreou no último domingo (20), às 11h, na Rádio Canta Galo AM, o Programa “Conversando com o Prefeito”.


Durante o Programa, que é apresentado pelos Assessores de Comunicação da Prefeitura, Radialistas Altino Neto e Dolietson César, o Prefeito falou aos ouvintes sobre obras que estão em execução e projetos que estão sendo desenvolvidos no município de Jaicós e também respondeu a questionamentos dos ouvintes feitos via telefone.

Ozanam destacou no Programa o esforço de estar com a folha de pagamento dos servidores municipais e fornecedores em dia. Em relação à paralisação da obra de esgotamento sanitário na cidade, e em consequência a reclamação da população em virtude do calçamento estar ficando malfeito, o Gestor solicitou de todos que tenham paciência, afirmando que irá à Secretaria das Cidades, em busca de respostas sobre a paralisação da obra.

No Programa, o Prefeito informou também que está em andamento a perfuração de poços para abastecimento de água nos povoados Várzea Queimada, Lagoa do Sabino e Santo Antônio, onde os moradores dessas localidades terão água encanada nas suas residências. Dois poços também serão perfurados nas localidades Serrota e Boa Vista.


O problema do Abastecimento de água em Jaicós, devido o baixo nível de água no reservatório do Açude Tiririca foi outro assunto relatado pelo Prefeito. Ele citou a medida emergencial que está sendo tomada pelo Governo do Estado através da AGESPISA com a perfuração de poços tubulares na sede do município e falou sobre a construção da Barragem de Maria Preta, obra que segundo o Presidente do IDEBI, Elizeu Aguiar será construída com a sobra do montante de recursos que foram destinados para a construção da Barragem Poço de Marruás. A Barragem contará com uma adutora de interligação até a Estação de Tratamento na cidade de Jaicós. Ozanam informou que está lutando para que essa obra aconteça logo, pois só faltam os trâmites legais.

Outro grande projeto anunciado pelo Prefeito Ozanam é o calçamento de pelo menos 15 ruas da cidade de Jaicós, priorizando as que têm mais problemas, como alagamentos no período chuvoso. O Prefeito pretende encaminhar o Projeto à Câmara de Vereadores para ser votado pelos parlamentares.

Até o mês de junho, o Prefeito informou que o município será contemplado com um trator modelo retro escavadeira, através do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). A máquina será utilizada para a construção de pequenos barreiros públicos em várias localidades do município para beneficiar diversas localidades rurais.


O próximo programa “Conversando com o Prefeito” irá ao ar no dia 24 de abril, às 11h da manhã.

Da Redação

quinta-feira, 17 de março de 2011

Canção dos Homens

Que quando chego do trabalho ela largue por um instante o que estiver fazendo

- filho, panela ou computador - e venha me dar um beijo como os de antigamente.

Que quando nos sentarmos à mesa para jantar
ela não desfie a ladainha dos seus dissabores domésticos.
E se for uma profissional, que divida comigo o tempo de comentarmos nosso dia.

Que se estou cansado demais para fazer amor,
ela não ironize nem diga que "até que durou muito" o meu desejo ou potência.

Que quando quero fazer amor ela não se recuse demasiadas vezes, nem fique impaciente ou rígida, mas cálida como foi anos atrás.

Que não tire nosso bebê dos meus braços dizendo que homem não tem jeito pra isso, ou que não sei segurar a cabecinha dele, mas me ensine docemente se eu não souber.

Que ela nunca se interponha entre mim e as crianças, mas sirva de ponte entre nós quando me distancio ou me distraio demais.

Que ela não me humilhe porque estou ficando calvo ou barrigudo, nem comente nossas intimidades com as amigas, como tantas mulheres fazem.

Que quando conto uma piada para ela ou na frente de outros, ela não faça um gesto de enfado dizendo "Essa você já me contou umas mil vezes".

Que ela consiga perceber quando estou preocupado com trabalho, e seja calmamente carinhosa, sem me pressionar para relatar tudo, nem suspeitar de que já não gosto dela.

Que quando preciso ficar um pouco quieto ela não insista o tempo todo para que eu fale ou a escute, como se silêncio fosse falta de amor.

Que quando estou com pouco dinheiro ela não me acuse de ter desperdiçado com bobagens em lugar de prover minha família.

Que quando eu saio para o trabalho de manhã ela se despeça com alegria, sabendo que mesmo de longe eu continuo pensando nela.

Que quando estou trabalhando ela não telefone a toda hora para cobrar alguma coisa que esqueci de fazer ou não tive tempo.

Que não se insinue com minha secretária ou colega para descobrir se tenho amante.

Que com ela eu também possa ter momentos de fraqueza e de ternura, me desarmar, me desnudar de alma, sem medo de ser criticado ou censurado: que ela seja minha parceira, não minha dependente nem meu juiz.

Que cuide um pouco de mim como minha mulher, mas não como se eu fosse uma criança tola e ela a mãe, a mãe onipotente, que não me transforme em filho.

Que mesmo com o tempo, os trabalhos, os sofrimentos e o peso do cotidiano, ela não perca o jeito terno e divertido que tanto me encantou quando a vi pela primeira vez.

Que eu não sinta que me tornei desinteressante ou banal para ela, como se só os filhos e as vizinhas merecessem sua atenção e alegria.

E que se erro, falho, esqueço, me distancio, me fecho demais, ou a machuco consciente ou inconscientemente, ela saiba me chamar de volta com aquela ternura que só nela eu descobri, e desejei que não se perdesse nunca, mas me contagiasse e me tornasse mais feliz, menos solitário, e muito mais humano.

( Lya Luft )



Qual é o Problema?

Um dos maiores choques de minha vida foi na noite anterior ao meu primeiro dia de pós-graduação em administração. Havia sido um dos quatro brasileiros escolhidos naquele ano, e todos nós acreditávamos, ingenuamente, que o difícil fora ter entrado em Harvard, e que o mestrado em si seria sopa. Ledo engano.


Tínhamos de resolver naquela noite três estudos de caso de oitenta páginas cada um. O estudo de caso era uma novidade para mim. Lá não há aulas de inauguração, na qual o professor diz quem ele é e o que ensinará durante o ano, matando assim o primeiro dia de aula. Essas informações podem ser dadas antes. Aliás, a carta em que me avisaram que fora aceito como aluno veio acompanhada de dois livros para ser lidos antes do início das aulas.

O primeiro caso a ser resolvido naquela noite era de marketing, em que a empresa gastava boas somas em propaganda, mas as vendas caíam ano após ano. Havia comentários detalhados de cada diretor da companhia, um culpando o outro, e o caso terminava com uma análise do presidente sobre a situação.

O caso terminava ali, e ponto final. Foi quando percebi que estava faltando algo. Algo que nunca tinha me ocorrido nos dezoito anos de estudos no Brasil. Não havia nenhuma pergunta do professor a responder. O que nós teríamos de fazer com aquele amontoado de palavras? Eu, como meus outros colegas brasileiros, esperava perguntas do tipo "Deve o presidente mudar de agência de propaganda ou demitir seu diretor de marketing?". Afinal, estávamos todos acostumados com testes de vestibular e perguntas do tipo "Quem descobriu o Brasil?".

Harvard queria justamente o contrário. Queria que nós descobríssemos as perguntas que precisam ser respondidas ao longo da vida.

Uma reviravolta e tanto. Eu estava acostumado a professores que insistiam em que decorássemos as perguntas que provavelmente iriam cair no vestibular.

Adorei esse novo método de ensino, e quando voltei para dar aulas na Universidade de São Paulo, trinta anos atrás, acabei implantando o método de estudo de casos em minhas aulas. Para minha surpresa, a reação da classe foi a pior possível.

"Professor, qual é a pergunta?", perguntavam-me. E, quando eu respondia que essa era justamente a primeira pergunta a que teriam de responder, a revolta era geral: "Como vamos resolver uma questão que não foi sequer formulada?".

Temos um ensino no Brasil voltado para perguntas prontas e definidas, por uma razão muito simples: é mais fácil para o aluno e também para o professor. O professor é visto como um sábio, um intelectual, alguém que tem solução para tudo. E os alunos, por comodismo, querem ter as perguntas feitas, como no vestibular.

Nossos alunos estão sendo levados a uma falsa consciência, o mito de que todas as questões do mundo já foram formuladas e solucionadas. O objetivo das aulas passa a ser apresentá-las, e a obrigação dos alunos é repeti-las na prova final.

Em seu primeiro dia de trabalho você vai descobrir que seu patrão não lhe perguntará quem descobriu o Brasil e não lhe pagará um salário por isso no fim do mês. Nem vai lhe pedir para resolver "4/2 = ?". Em toda a minha vida profissional nunca encontrei um quadrado perfeito, muito menos uma divisão perfeita, os números da vida sempre terminam com longas casas decimais.

Seu patrão vai querer saber de você quais são os problemas que precisam ser resolvidos em sua área. Bons administradores são aqueles que fazem as melhores perguntas, e não os que repetem suas melhores aulas.

Uma famosa professora de filosofia me disse recentemente que não existem mais perguntas a ser feitas, depois de Aristóteles e Platão. Talvez por isso não encontramos solução para os inúmeros problemas brasileiros de hoje. O maior erro que se pode cometer na vida é procurar soluções certas para os problemas errados.

Em minha experiência e na da maioria das pessoas que trabalham no dia-a-dia, uma vez definido qual é o verdadeiro problema, o que não é fácil, a solução não demora muito a ser encontrada.

Se você pretende ser útil na vida, aprenda a fazer boas perguntas mais do que sair arrogantemente ditando respostas. Se você ainda é um estudante, lembre-se de que não são as respostas que são importantes na vida, são as perguntas.

Stephen Kanitz é administrador por Harvard (www.kanitz.com.br)
Editora Abril, Revista Veja, edição 1898, ano 38, nº 13, 30 de março de 2005, página 18





E mesmo que meus passos sejam falsos, mesmo que os meus caminhos sejam errados, mesmo que meu jeito de levar a vida incomode, eu sei quem sou… E sei pelo que devo lutar, e se você acha que meu orgulho é grande, é porque nunca viu o tamanho da minha FÉ!

Registros Fotográficos II



Registros Fotográficos