sábado, 23 de abril de 2011

Fiéis participam da procissão do Senhor Morto em Jaicós

Nesta sexta-feira, dia 22, considerada a sexta-feira da paixão, por simbolizar a morte de Jesus Cristo, centenas de fiéis acompanharam a procissão de nosso senhor Jesus, morto, pelas ruas de Jaicós.


A imagem de Jesus Cristo percorreu as ruas da cidade, com saída e chegada na Igreja Matriz.

Neste período, os fiéis expressam seu compadecimento pelo julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo. Neste Sábado de Aleluia, ocorre a Vigília Pascal, às 20h, na Igreja Matriz.

As celebrações da Semana Santa terminam no domingo, com o lançamento do Plano Pastoral da Paróquia, procissão saindo da Igreja de São Judas Tadeu com destino à Igreja Matriz de N. S. das Mercês e Missa.


Paixão de Cristo

A paixão de Cristo é a narrativa do calvário de Jesus desde o momento em que ele é preso no Monte das Oliveiras, após a realização da última ceia com os apóstolos, até a sua morte na cruz. Na mesma noite em que é preso sob ordem de Caifás, o sumo sacerdote e maior autoridade do povo judeu, ele é julgado de forma sumária pelo Sinédrio, conselho dos anciões e suprema corte judaica. Acusado de blasfemo por se apresentar como o Rei de Israel, Jesus é condenado à morte. Como a região da Judéia estava sob domínio do Império Romano, caberia a Pôncio Pilatos, autoridade máxima romana na região, aplicar a punição. Pilatos, em função da proximidade da Páscoa, ofereceu a possibilidade de suspensão da condenação de Jesus, mas a multidão que estava no local incitada pelos sacerdotes preferiu que a liberdade fosse dada a Barrabás, um ladrão e assassino também condenado à morte.


A partir da sentença proferida de forma definitiva por Pilatos, Jesus teria passado pelos flagelos que os romanos impunham aos condenados. A paixão de Cristo é principalmente essa passagem das últimas horas da vida de Jesus, da última ceia até a sua morte na cruz, quando seu sofrimento teria sido uma prova de sua doação total e incondicional para redimir os pecados da humanidade, segundo os preceitos da Igreja Católica.


A Semana Santa, que começa com o domingo de Ramos e tem na Sexta-Feira Santa a celebração da paixão de Cristo, encerra-se com o domingo de Páscoa, que relembra o que teria sido a ressurreição de Jesus Cristo.


Da Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário