domingo, 5 de junho de 2011

Audiência em Jaicós reúne diversas autoridades para discutir a feira de animais

Reuniram-se na manhã deste sábado (04) na Câmara Municipal de Jaicós, representantes da Agência de Desenvolvimento Animal do Piauí (ADAPI), autoridades e pessoas da comunidade com o objetivo de discutir a possibilidade de transferência do local de realização da feira de pequenos animais (ovinos, caprinos, galinhas, porcos e outros) para local mais adequado.


A realização da audiência foi uma proposição do Vereador José Acelino da Silva através de Requerimento apresentado e aprovado no dia 20 de maio do corrente ano. Segundo ele, a ideia do Requerimento surgiu após ter uma conversa com o Dr. Aderson de Sena e o Dr. Genilson Lima da ADAPI, onde eles mostraram a necessidade de um local mais limpo e adequado para a realização da feira dos animais, de preferência junto ou próximo da feira do gado. “Precisaríamos discutir com o Senhor Prefeito, com o Secretário de Desenvolvimento Rural, com todos os vereadores, os envolvidos que são os comerciantes e os criadores de pequenos animais no município de Jaicós. Mesmo porque a transferência de local de uma feira mexe com muita gente, até de outros municípios, que vêm à cidade comercializarem animais, gerando uma renda muita grande para o município”, explicou.

O Diretor Técnico Operacional da ADAPI, Dr. Raimundo José, fez uma explanação aos presentes sobre a necessidade da mudança de local da feira e os benefícios para todo o município. Falou sobre a importância da feira livre do município de Jaicós para o Estado, ressaltando que a feira de Jaicós é tão grande quanto o seu potencial. “Chegou a hora de agregar valor a esse produto, com o crivo da qualidade. A estruturação da feira é a prova que Jaicós está trabalhando da maneira certa”, disse.

Para o Dr. Aderson de Sena, Médico Veterinário da ADAPI e que estava na audiência representando o Gerente de Defesa da ADAPI, Dr. Genilson Lima, Para que os procedimentos recomendados pelo Ministério Público possam ser executados e para que se pontue para de fato seja o Estado com zona livre declarada no ano que vem, é preciso pegar essas feiras de rua e colocar no recinto fechado, para que haja o controle da entrada desses animais através da Guia de Trânsito, que é obrigatória, e o controle de saída. “A feira de Jaicós e a de Campo Maior são as maiores feiras de caprinos e ovinos do nosso Estado. Então, a nossa solicitação é que a feira vá para um local ideal, que é onde já está a feira do gado porque já existe uma estrutura que município construiu que é um posto de fiscalização e essa fiscalização do gado já vai ser retomada agora na segunda-feira, pela ADAPI com o apoio do Ministério Público e a Polícia Militar”, afirmou.

O Prefeito Ozanam Barros apoiou a iniciativa da transferência da feira livre, por acreditar que funcionando em local adequado haverá um melhor desempenho na comercialização de pequenos animais no município, mas acatou a sugestão do Vereador João Batista, quando este sugeriu que se estruture melhor os criadores, realizando audiências itinerantes nos maiores povoados para que todos tenham ciência do problema e possam juntos discutir e procurar a solução. Ozanam sugeriu que essa decisão pode ser adiada por um ou dois meses, e se comprometeu nesse período a procurar alternativas com os vereadores, junto ao Governo e à Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado.

Outra sugestão importante foi a do Engenheiro Agrônomo do EMATER, Clébio Coutinho que propôs que a Prefeitura providencie e apresente um projeto concreto de formação de um centro agropecuário composto pelo Frigobobe, Feira de Bovinos, Feira de Ovinos e Caprinos e Matadouro público. “A realização de audiências itinerantes levaria uma participação mais efetiva da população devido os impactos que serão causados, pois o tempo foi muito curto para fazer a mobilização entre os criadores”, disse. Finalizou dizendo é preciso aproveitar um espaço ocioso com um projeto bem maior para o desenvolvimento do Município.

Outros participantes da Audiência também fizeram uso da palavra com sugestões para o local da feira e com outras opiniões, como os Vereadores Branco, João Batista e Penha Wanderley, e o Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural e Recursos Hídricos, Antonio Robert, que frisou; “Não estamos aqui discutindo só a transferência do local da feira livre, estamos discutindo acima de tudo, Saúde”.

Participaram também da audiência o vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jaicós, Adenildes Carvalho; o Secretário de Agricultura de Massapê do Piauí, Josinaldo Santos; o Presidente da Associação de Criadores de Ovinos e Caprinos, Pedro Barbosa; o Vereador Edinilson Carvalho Santana; Agentes de Desenvolvimento Rural, Edson Lacerda e Éder Francisco e pessoas da comunidade.




Da Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário