A constante interrupção no fornecimento da energia elétrica no município de Jaicós vem causando uma série de transtornos, prejuízos e indignação por parte dos usuários dos serviços oferecidos pela Eletrobrás Piauí.
Só nesse início de semana a população já sofreu com duas interrupções de no mínimo quatro horas sem energia elétrica. Nesse domingo, os jaicoenses ficaram quase a tarde inteira sem energia, e a pior situação aconteceu nessa segunda-feira, dia em que é realizada a feira-livre na cidade, onde se aglomeram milhares de pessoas que vêm à cidade para resolver principalmente transações comerciais e bancárias. Os usuários ficaram sem energia elétrica das seis às dez da manhã.
De acordo com informações prestadas pelo assistente administrativo do escritório local da Eletrobrás-PI, Sr. Valdir Júnior, o problema aconteceu numa peça denominada alimentador que fica localizado na Subestação de Energia de Jaicós, mas segundo ele uma equipe da cidade de Picos já estaria na cidade para resolver o problema.
Enquanto isso, a população paga por esses desserviços e sofre com os transtornos causados. Durante a manhã, centenas de pessoas se aglomeravam nos terminais de autoatendimento da agência do Banco do Brasil, à espera do retorno da energia para resolverem seus problemas. De acordo com a funcionária da Agência, Regina Sílvia, a maioria das pessoas eram idosos que aguardavam para retirar os seus proventos do INSS, e como o gerador da agência não conseguiu suportar, o ar-condicionado ficou desligado e o calor insuportável provocou sofrimento às pessoas.
Pessoas aguardam em frente ao Banco do Brasil
Situação semelhante aconteceu em diversas repartições públicas, que sem energia não pode realizar os seus atendimentos, principalmente nesse dia de feira, onde muitas pessoas vêm da zona rural e até de outros municípios. Na casa lotérica, muitos idosos que saíram de suas casas às três da manhã, aguardavam sentados no chão, ou como podiam, esperando o reestabelecimento da energia. “O pior de tudo é que hoje é dia de pagamento de aposentados, e muitos deles vieram de muito longe até Jaicós para receber”, informou uma atendente da Lotérica.
Rogério Santana, do Frigorífico Frigotil, informou à nossa reportagem que já sofreu prejuízo de mais de quatrocentos reais numa outra ocasião, e com essa falta de energia ocorrida ontem e hoje, estava muito temeroso de ser outra vez prejudicado, pois havia por volta de quatro mil reais em produtos nos freezers, e com essa interrupção a carne poderia se estragar e mais uma vez ter um grande prejuízo.
Proprietários e funcionários de secretarias, cartórios, escritórios contábeis, bares, e todos os outros estabelecimentos comerciais reclamavam na manhã desta segunda-feira com a situação causada com a falta de energia. “Esperando uma solução urgente por parte dos responsáveis para que não tenhamos que nos prejudicar, pois é um serviço caro que todos pagam e por isso exigem”, desabafou uma comerciante local.
Filas em frente à Casa Lotérica
Idosos á espera do reestabelecimento da energia elétrica se acomodam como podem.
Funcionárias da Secretaria Judicial Criminal, impossibilitadas de trabalhar pela falta de energia elétrica.
Bares sem clientes, sem energia não há música, não há bebidas geladas, resta o prejuízo.
Da Redação
Nenhum comentário:
Postar um comentário