Agricultores residentes nas margens do rio da Maria Preta reclamam que perderam toda a produção depois que foi a realizada a soltura de água da Barragem Poço de Marruás no município de Patos do Piauí, no último domingo (10).
Segundo eles, com a inundação da lavoura ocasionada pela liberação de quantidade de água excedente, as famílias ribeirinhas que vivem da agricultura e de ciclos das safras de batata, abóbora e cebola tiveram toda a sua produção sacrificada, sendo que a produção de batatas é uma das mais importantes para essas famílias.
De acordo com um morador, a soltura de água causou prejuízos inestimáveis a cerca de quarenta famílias de agricultores das localidades Bonito (Jaicós); Vaca-Brava, Caraíbas e Alto Alegre (Itainópolis); e Fortaleza (Patos do Piauí).
Informações colhidas pela nossa reportagem dão conta de que a administração da Barragem é de responsabilidade do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi) órgão do Governo do Estado, que autorizou a abertura de 20% das comportas, mas os funcionários só abriram 5%. Umas das finalidades da construção da barragem é a perenização dos rios Itaim e Gurgueia.
Da Redação
Nenhum comentário:
Postar um comentário