sexta-feira, 1 de julho de 2011

VII Conferência Municipal de Saúde de Jaicós é realizada com sucesso

A Secretaria Municipal de Saúde de Jaicós, realizou nesta quinta-feira (30) na Câmara Municipal, a VII Conferência Municipal de Saúde, que teve como objetivo avaliar a situação e a política municipal de saúde, debatendo o tema: “Serviços de Controle e Qualidade do Sistema único de Saúde”, com uma média de cento e oitenta inscritos.


A Conferência contou com a participação de profissionais da Saúde, representantes do Conselho Municipal de Saúde, Sindicato dos Servidores, Associações de Bairros, professores, Representantes Eclesiásticos, e a comunidade em geral. Durante todo o dia foram discutidas e votadas as propostas de Jaicós-PI, e ao final foi realizada a eleição dos delegados para participação na Conferência Estadual de Saúde.

A abertura do evento foi feita pela Coordenadora Geral da Conferência, Aldeniza Braga, que falou aos presentes sobre a importância do Sistema Único de Saúde e de como todo cidadão deve estar atento para que não haja interferência político-partidária. “Apesar do SUS parecer ter muitos donos, os donos do SUS somos nós, os cidadãos jaicoenses, o povo brasileiro!”, disse.

Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Maria Betânia Lélis de Aragão Silveira, a Conferência foi muito positiva, muito bem coordenada com os assuntos coerentes com a situação do município. Em relação à participação da comunidade, a Secretária ressaltou que foi além da expectativa, pois embora a última Conferência da Saúde Mental tenha reunido muita gente, essa foi muito bem participada.

Durante o evento reuniram-se de forma ampla, usuários, trabalhadores, prestadores e gestores do SUS, para discutir e refletir sobre as condições de saúde da população e a gestão da SUS, expressando posições e votando questões orientadoras do sistema. De acordo com o radialista Jairton Sávio, que conduziu o cerimonial do evento, a Conferência Municipal de Saúde possui o papel preponderante de avaliar a situação da saúde e propor diretrizes para a formulação das políticas locais de saúde.

Para o Prefeito Ozanam Barros a realização da Conferência é de grande importância pois é onde se discute como está o funcionamento da saúde no município e onde se avalia todo o mecanismo que faz funcionar a saúde pública no País. “A VII Conferência Municipal de Saúde é por demais importante, muito necessária e foi conduzida de maneira brilhante, com uma participação completa da sociedade e com muitos bons conferencistas”, afirmou.

O primeiro subtema a ser debatido na Conferência foi “Acesso à rede” - Todos usam o SUS—O SUS que nós queremos, feito pelo conferencista Dr. Pascoal. Para ele, o debate foi fundamental para a saúde do município, principalmente nesse momento em que Jaicós exerce uma gestão plena, isso se nota pela grande quantidade de pessoas presentes e pelo nível das discussões que estão sendo feitas. “Acho que é em cima dessa Conferência que a população pode discutir com a gestão as necessidades de saúde de Jaicós. É importante ter críticas construtivas para que se possa compartilhar as necessidades e anseios da população e prioridades da saúde”.

A segunda palestra do dia, feita pelo Enfermeiro Luis Viana, teve como tema: Informatização – Sistemas de Informação em saúde; notificações no sistema; dados epidemiológicos (dengue, calazar, doenças de chagas, DNS, SISVAN, SISAGUA). Em seguida a Dra. Gioconda ministrou palestra sobre a Judicialização da Saúde - Direitos e deveres do usuário , o direito à assistência; Controle Social como Estratégia para fortalecimento e qualificação desta prática na efetivação do SUS. Em relação à dependência química e saúde mental a médica citou que é de suma importância estar sempre se enfatizando à população da necessidade de prevenir o uso das substâncias psicoativas porque a prevenção é bem mais fácil e causa menos problema às famílias e à população do que a dependência química. Segundo ela, “a comunidade é a peça chave para que essas atividades preventivas venham a ter algum efeito positivo”.

O Médico Jonas Bezerra discorreu sobre Atenção Primária e afirmou que a grande importância dessas discussões são as políticas que serão adotadas doravante, pois são problemas que quem faz a saúde de Jaicós e acompanham de perto, como os agentes comunitários de saúde e os atendentes em geral, vão apontar soluções para a melhoria do atendimento dos pacientes. Dr. Jonas reforçou que é muito importante quando há o engajamento da sociedade e que em Jaicós o comparecimento à Conferência foi em peso.

A Coordenadora Geral Aldeniza Braga, falou que o resultado atendeu às suas expectativas, porque o público de uma maneira geral se inteirou e participou ativamente.

Todos os participantes receberam Cetificado ao Final do Evento. Participaram da Mesa de Honra o Prefeito Ozanam Barros; a Secretária Municipal de Saúde, Betânia Lélis; a Coordenadora Geral, Aldeniza Braga; o Presidente da Câmara, vereador Elias Pereira; a Diretora do Hospital Florisa Silva, Dra. Anaconstança; os vereadores José Acelino, Penha Wanderley e Branco; o médico Rildo Dantas; a Secretária Municipal de Assistência Social, Fátima Silveira; o Secretário Municipal de Administração, Edilberto Santana; a professora Ana Passos, representando o Conselho Municipal de Saúde; o empresário Jusselino Silveira; o enfermeiro Rômulo Rangel; a auxiliar de enfermagem Ana Maria; o Presidente dos Agentes de Saúde, Dedé; a Sra. Maria das Mercês (Têca), representando os usuários do SUS; a professora Aurenir Paiva; o professor José Moisés; a professora Maria do Perpétuo, representando o SINTE; e a Sra. Maria Auzenir Paiva, representando a Igreja Católica.



CONFIRA ÁLBUM DE FOTOS

Da Redação
Fotos: Cássia Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário