segunda-feira, 21 de novembro de 2011

JAICÓS: Encontro na zona rural debate problemas relacionados à água

Foi realizada na tarde deste domingo (20), na Capela de São Francisco da Localidade Esquisito, uma palestra com diversos representantes de entidades representativas, direcionada à comunidade local e de localidades vizinhas.


O encontro aconteceu por uma iniciativa dos líderes comunitários Matias Zeferino e Zé Reis, do Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural e Recursos Hídricos, José Acelino e do Jornalista Ivo Farias, que coordenou a palestra, que teve como foco principal o problema do desperdício da água nos poços tubulares em diversas localidades.

O Secretário José Acelino falou sobre o momento importante pelo qual está passando à frente da Secretaria e relatou aos presentes sobre os trabalhos que vem sendo desenvolvendo na sua gestão. Citou que a Secretaria é responsável pela coordenação de quarenta e seis poços tubulares no município, sendo quatro na sede e o restante distribuídos na zona rural.


Zé abordou o problema do desperdício de água que vem acontecendo, principalmente no poço tubular da Localidade Baliza, considerado o melhor poço instalado em toda a zona rural. “Nesses 90 dias que estamos à frente da Secretaria, trabalhamos diariamente pra dar assistência integral a todo o município de Jaicós”, disse.

O Engenheiro Agrônomo e Vereador Branco, na sua fala, discorreu sobre a importância da preservação. Falou sobre diversos problemas como o aquecimento global, suas causas e consequências e a poluição das águas. O também Engenheiro José do Carmo, da Emater, falou sobre o tema: “Água, um recursos ameaçado”.

Fizeram uso da palavra também os líderes comunitários Matias e Zé Reis; a Conselheira Tutelar Sirlene Lopes; o jornalista Ivo Farias; o Engenheiro Agrônomo Sídney Coutinho e o vereador Antonio Robert, que disse que o problema da água é um problema de todos. “Devemos discutir esse assunto nas igrejas, nas escolas e também nas nossas casas, pois esse não um problema só do Governo Federal, esse é um problema nosso”, finalizou.



Da Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário