quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Arquiteto Marcelo Rosenbaum visita Povoado de Várzea Queimada em Jaicós

Com o objetivo de conhecer o artesanato produzido por moradores da Localidade, o arquiteto Marcelo Rosenbaum esteve com uma equipe visitando a comunidade de Várzea Queimada, zona rural do município de Jaicós. Essa ação faz parte do Projeto “A Gente Transforma”, concebido pelo arquiteto e que poderá ser implantado no Povoado.
O Projeto faz uso das cores para despertar a criatividade e realizar mudanças dentro de uma comunidade, elevando sua autoestima e colocando o poder de transformação nas mãos dos moradores, pois segundo Rosenbaum, a arte pode mudar uma comunidade para melhor.

O principal objetivo do AGT é despertar a comunidade e promover mudanças nas pessoas e no próprio entorno por meio da inclusão social, da arte, da educação, da inclusão digital e da transformação do espaço e pretende capacitar artesãos para o uso do design como agente agregador de valor à produção local.



Marcelo Rosenbaum, a arquiteta Harumi e a fotógrafa Tatiana, acompanhados da Gerente do Sebrae-PI, Ana Mary foram recepcionados na tarde desta quinta-feira (08) no Povoado, pelo prefeito Ozanam Barros; a Primeira-Dama Fátima Silveira; o Prefeito em exercício, José Reis Sousa; a Chefe de gabinete da PMJ, Aldeniza Braga; Vereadores Elias Pereira, Branco, Edinilson Carvalho e João Batista; artesãs locais e muitas pessoas da Comunidade.

O Prefeito Ozanam Barros ao dar as boas vindas ao arquiteto, falou sobre o Projeto e disse que admirava três grandes qualidades suas, a inteligência, a fama e o lado humano, pela dedicação a tamanha obra de cunho social. Marcelo disse estar muito agradecido pela recepção calorosa e fez uma breve exposição sobre o “A Gente Transforma”.

No próximo sábado, a equipe estará de volta ao município, onde deverão ficar durante todo o domingo no Povoado, realizando um trabalho com os artesãos e conhecendo as potencialidades de cada um. “Esse é um projeto colaborativo, de vários atores, onde a gente usa o design e a capacitação como desculpa para chegar às comunidades e promover uma transformação e tentar trazer vários setores da comunidade, como a iniciativa privada, iniciativa pública e os cidadãos, universitários, para juntos pensar numa transformação.”

O projeto poderá ser implantado em Jaicós, Queimada Nova ou Francisco Macedo, pois segundo o arquiteto são cidades com baixo IDH e que já tem produção na área de artesanato. Possuem tradição no trançado da palha de milho, manuseio de barro, borracha e bordado.


Rosenbaum ressaltou que o projeto nessa região será focado em design, onde o que for produzido será levado à Milão, numa exposição de design para internacionalizar esse produto e voltar nacionalizado. O arquiteto informou que o projeto deverá ter início no dia 1º de fevereiro de 2012.

O arquiteto disse ainda que a capacitação dos artesãos locais tem como objetivo, não apenas inserir conceitos de design na produção artesanal local, mas também trabalhar uma visão mercadológica do negócio. “O foco no artesanato é trazer capacitação para que esse produto desenvolvido entre num mercado competitivo e que a gente possa trazer geração de renda, autoestima e desenvolvimento para o local aonde a gente vai trabalhar esse produto”, finalizou.

Da Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário