quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Comunidade de Várzea Queimada se prepara para receber Projeto AGT


A Prefeitura Municipal de Jaicós, através da Primeira-Dama e Secretária Municipal da Assistência Social, Fátima Silveira, está realizando no Povoado Várzea Queimada diversas Oficinas de Educação Ambiental direcionada aos moradores da Comunidade.

As Oficinas, que têm como tema “Cidade limpa e Qualidade de Vida”, estão sendo ministradas pela Consultora do Sebrae-PI, a bióloga Graça Matos e objetivam motivar e mobilizar os moradores de Várzea Queimada a manter a comunidade limpa, sensibilizando-os sobre a manutenção dessa limpeza e higiene, dando destino certo e seguro ao lixo e entulhos gerados e ainda comprometerem-se em cumprir o horário de coleta.

As atividades tiveram início na última sexta-feira (13) com a realização de palestra sobre conscientização e de acordo com a Consultora, cerca de sessenta moradores, divididos em oito grupos, estão participando das oficinas, onde estão sendo formuladas, planejadas e executadas de forma integrada e compartilhada com a população, ações que visem a preservação e conservação ambiental, promovendo a continuidade e elevação de sua qualidade de vida.

Essas ações estão sendo promovidas pela Prefeitura Municipal, para receber no próximo dia 1º de fevereiro, o arquiteto e design Marcelo Rosenbaum e toda a equipe do projeto “A Gente Transforma”, que será desenvolvido no Povoado, onde estarão participando em torno de 40 a 50 pessoas, entre estudantes e profissionais da área. Segundo a primeira-dama, as duas escolas do Povoado receberão uma limpeza geral e manutenção, para servirem de alojamento aos integrantes do Projeto mutirão de limpeza nas residências, ruas e arredores do Povoado, ações de saneamento básico, como também será realizado um trabalho de limpeza, com dedetização da região e imediações, para eliminação de focos de larvas e conscientização junto à comunidade para a prevenção contra a dengue. 

Por meio das oficinas, está sendo realizado um trabalho de conscientização com os moradores no sentido de não jogar lixo nas vias públicas, não deixar animais soltos nas ruas (prática comum nos povoados) e todo um trabalho visando a obtenção de mudanças na qualidade de vida da comunidade.

O projeto “A Gente Transforma” deverá ter início no próximo dia 1º de fevereiro e objetiva realizar ações que vão transformar a comunidade de Várzea Queimada em um lugar melhor para viver, com geração de renda e justiça social. Os participantes do Projeto virão para unir esforços com a comunidade e encontrar soluções de permacultura para melhorar o saneamento básico, a iluminação das casas, o problema da água contaminada e da falta de infraestrutura. Nessa tarefa, os estudantes serão orientados pelos arquitetos e urbanistas Henrique Pinheiro e Tomaz Lotufo. Em paralelo, a equipe coordenada pelo designer Marcelo Rosenbaum vai se unir aos artesãos locais para uma série de oficinas de capacitação e geração de renda. O objetivo será a produção de novas peças, voltadas para o mercado brasileiro de decoração.


Da Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário