Após realizar blitz educativa durante toda a semana passada, a Polícia Militar da 3ª Companhia de Jaicós intensificará os trabalhos fiscalização junto aos motociclistas, a partir desta segunda-feira (16) com o objetivo de coibir a não utilização de capacetes.
Segundo o Código Nacional de Trânsito, o capacete é um dos itens de segurança mais importantes e por isso o seu uso é obrigatório. Ainda de acordo com o CNT, dirigir ou transportar em moto passageiro sem capacete ou vestimenta adequada pode penalizar em multa de R$ 172,99, suspensão do direito de dirigir e recolhimento da Carteira.
Além de blitz educativas, o Ten. Edivan Martins realizou reunião com os mototaxistas da cidade no sentido de orientá-los a respeito das normas e das exigências a serem observadas e cobradas como: acessórios da moto funcionando em perfeito estado; Não transportar mais de uma pessoa por viagem, exceto quando o segundo passageiro se tratar de criança; adotar o uso de um cinto largo para reforçar a segurança quando no caso de transportar crianças sozinhas; Não trabalhar utilizando chinelo de dedo ou similar e procurar estar sempre com a vestimenta adequada, de preferência calça comprida e o colete indicativo; portar sempre um capacete extra para o passageiro, além do seu.
Estudos da Organização Mundial de Saúde (OMS) comprovam que o uso de capacete é a única forma mais eficaz de redução no número de lesões na cabeça e morte resultantes de colisões com motocicletas e bicicletas. Os motociclistas que não usam capacetes correm risco muito maior de sofrer lesões na cabeça e de morrer. Além disso, os motociclistas que não usam capacetes impõem custos adicionais aos hospitais e a deficiência resultante dessas lesões incorre em custo para o indivíduo, sua família (ou cuidador) e a sociedade.
O Tenente informou que a partir desta segunda-feira (16) a fiscalização será mais rígida e a Polícia estará realizando blitz em diversos pontos da cidade. Outro ponto a ser exigido dos motociclistas, é que os capacetes tenham viseira transparente: “Capacetes cujas viseiras tenham película nas cores preta ou prata não serão permitidos. A película deve ser retirada”, ressaltou o Tem. Edivan.A norma tem sido acatada pela maioria dos motociclistas do município, pois desde o início da campanha, no último dia 09, pode se comprovar o uso de capacetes pelas ruas da cidade. A procura pelos capacetes também tem aumentado, inclusive durante a feira livre da cidade, onde já existem bancas oferecendo exclusivamente o acessório.
Da Redação
Nenhum comentário:
Postar um comentário