quarta-feira, 30 de maio de 2012

Massapê realiza audiência pública para discutir esporte e cidadania

Massapê do Piauí realiza mais uma atividade pró-Selo UNICEF. Atendendo orientações estabelecidas pelo Selo UNICEF Município Aprovado, no Eixo de Participação Social, Massapê do Piauí realizou na manhã de terça-feira (29), na Câmara Municipal, uma Audiência Pública com o tema “Esporte e Cidadania”.

O evento reuniu representantes do Poder Público e a comunidade em geral, dentre representantes de classes como desportistas. O objetivo foi promover um diálogo da sociedade com o Poder Público Municipal para refletir sobre como o esporte e o lazer está sendo desenvolvido.

Na abertura, o prefeito Francisco de Sousa Coutinho (Sousinha), fez uma ampla explanação de todas as ações realizadas pela administração na área de esportes. O primeiro passo foi a criação da Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer. Nesses três anos, a administração tem investido no esporte do município. Foi retomada a realização anual do Campeonato Municipal; criado o Festival Desportivo de Férias da localidade Angical; distribuídas bolas, traves, redes, chuteiras e equipes; e, dado apoio a realização de torneios no município.


Segundo relacionou o prefeito, de 2009 a 2011, foram investidos mais de R$ 116 mil em esporte. “Ainda é pouco. Era para ser muito mais. Mas essa é a realidade de municípios como Massapê, que não possui recursos destinados ao esporte”, disse o gestor, acrescentando que esse é um trabalho que deve ser mantido como instrumento de cidadania.

Sousinha apontou deficiências do município, como a ausência de um ginásio poliesportivo na sede do município e no povoado São Francisco e a estruturação do estádio municipal, com muro e arquibancada. “Estas tem sido foco das nossas reivindicações no setor de esportes”, disse.

Para a articuladora do Selo UNICEF no município, Joelma Araújo, o estudo realizado a respeito do esporte em no município mostrou que precisamos melhorar. “Quando realizamos o Circuito de Esporte e Cidadania, ficou certo que tendo vontade e boa ação é possível levar o esporte a todos os lugares”, afirma. Uma das deficiências apontadas é a falta de profissionais qualificados, como educadores físicos.


Reuniu os grupos para discussão, foram pontuadas como alternativas para a melhoria do esporte, a construção de ginásios poliesportivos e campo de futebol no povoado São Francisco; criação do Fundo Municipal do Esporte e de um calendário esportivo anual para ser desenvolvido nas escolas; criação de um grêmio estudantil; e, a distribuição de equipamentos esportivos. Foram frisadas ainda a necessidade de ampliar os espaços para a prática de esporte nas escolas e a realização de competições entre as mesmas.

As indicações foram consolidadas e os resultados serão encaminhados para órgãos públicos competentes para apreciação.

Participaram da audiência o prefeito Sousinha e a primeira dama e chefe de gabinete Maria José Coutinho; os secretários municipais, Cléber Ramos (Esporte), Edcarlos Martins (Finanças), Francisca Teixeira (Educação), Eliveste Firmina (Assistência Social), Josinaldo Bráulio (Agricultura); representantes do Conselho Tutelar e dos Direitos da Criança e do Adolescente; a Comissão Pró-Selo; representantes de classes e jovens.

FONTE: Cidades Na Net

Nenhum comentário:

Postar um comentário