segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Confira fotos da Festa da Vitória de Waldelina Crisanto e Nenen em Jaicós.



Para comemorar a expressiva votação que recebeu nas eleições municipais realizada em 07 de outubro, Waldelina Crisanto (PRP), eleita a nova prefeita do município de Jaicós, realizou uma grande festa na noite deste domingo (28).

O evento aconteceu na Avenida Engenheiro Ribeiro Gonçalves, no Bairro Serranópolis, e contou com a presença de um grande público. A banda responsável pela animação da festa foi ‘Edy & Forró Sacana’.

Waldelina e Nenen obtiveram 4.709 votos e venceram com uma maioria de 988 votos o atual prefeito.




Da Redação
Fotos: Beniuda Bispo

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Conheça Chambinho do Acordeon, o músico que interpreta Luiz Gonzaga nos cinema

Nivaldo Expedito de Carvalho, nasceu em São Paulo no dia 07 de junho de 1980, ainda criança morou na pequena cidade de Jaicós – PI, sua família é da zona rural do povoado Várzea Queimada, onde aprendeu os primeiros acordes na sanfona com seu avô Zezinho Barbosa. Em 1991 aos 11 anos de idade, chambinho retornou para São Paulo,  levando uma bonita sanfona “mundiale” da qual mais tarde investiu em um teclado e tocando em grupos de samba e pagode.

Alguns anos depois foi convidado para fazer parte na Banda Caiana, que logo se destacou no nascente “Forró Universitário”, aos poucos, chambinho se tornou um sanfoneiro requisitado, acompanhou a celebre banda de pífanos de Caruaru em 2002. Participou ainda de uma divulgação internacional do forró com o grupo  “Forro na Pressão” em Açores Portugal.

Integrou o “Trio Zabunbão” por dois anos acompanhou grandes nomes do forro como Família Gonzaga; Anastácia e o grande humorista Piauiense  João Claudio Moreno. Hoje trabalha em carreira solo, e tem em seu repertorio musicas da própria autoria autenticas do Nordeste como Baião; xote; xaxado; côco e arrasta-pé. Também Faz parte dos seus shows musicas de Luiz Gonzaga; Jackson do Pandeiro; Alceu Valença; Zé Ramalho e Trio Nordestino.


A esposa o inscreveu para o processo seletivo sem seu conhecimento e foi escolhido para um teste no Rio de Janeiro, chambinho resolveu participar do processo de seleção da Cospiração Filmes para representar o Rei do Baião no cinema após vencer 5 mil candidatos. Recebeu a honrosa missão de interpretar o Luiz Gonzaga “ Gonzaga de Pai Para Filho” de Breno Silveira.Este justificou sua escolha para o personagem ser o cantor chambinho “ pelo seu sorriso e o jeito de bater o pé”.

Chambinho do Acordeon impressiona pela semelhança com o "Velho Lua", teve que perder dez quilos para interpretar Gonzagão, entre os 30 e os 50 anos. O filme estreia neste 26 de outubro de 2012 nos cinemas.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

“Gonzaga – De Pai para Filho” pré-estreia no Rio de Janeiro



O filmeGonzaga – De Pai para Filho, do Diretor Breno Silveira, teve a sua pré-estreia na noite desta terça-feira (24), no Cinemark Downtown, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro, em noite que reuniu muitos famosos e convidados.

A sessão também contou com a participação do diretor Breno Silveira (“2 Filhos de Francisco”) e do elenco, que destaca o sanfoneiro Chambinho do Acordeon, interpretando Luiz Gonzaga em sua fase adulta, e Júlio Andrade como seu filho Gonzaguinha. Os dois comandaram a festa que antecedeu a exibição, ao som da sanfona, e ainda contaram com uma canja de Elba Ramalho.

O Portal Noticiei esteve presente na pré-estreia, representado pelo Jornalista Edilberto Silva, convidado  de um dos protagonista da película, Chambinho do Acordeon. O lançamento chega aos cinemas nesta sexta (26/10), no ano em que Gonzagão completaria 100 anos.



 Da Redação

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Várzea Queimada: Uma arte sem nenhuma mudez

No princípio era palha e só. Mãos embaralhadas, não necessariamente sabedoras de que aquilo que estavam fazendo era arte, derramavam sangue pelos cortes que a palha seca ia fazendo nos dedos. No princípio era utilidade vinda da carnaúba. Era ganha pão. Cestos que seriam utilizados para levar ou trazer qualquer coisa. No princípio era interior, escondido de todo o resto da humanidade entre morros.

Agora, do alto de uma ladeira íngreme, veem-se algumas casinhas em torno de uma igreja e uma espécie de polo artesanal. É ali onde uma arte sem nenhuma mudez impera e ganha o mundo. Várzea Queimada, situado na cidade de Jaicós, é um típico povoado destes que encontramos pelo interior do estado. É um lugar quase esquecido, em que as casas na maioria são desprovidas de banheiro e as torneiras não têm água. Onde sempre se vê alguém sentado na calçada, observando o pôr do sol por detrás das serras. É um lugar onde não se tem telefone, nem internet. Um local longe de todo o resto do mundo, mas que com uma essência artística transformadora, que fez com que o local fosse mundialmente conhecido.

Com apoio da gestão municipal, o povoado ganhou incentivo e desenvolveu um trabalho de artesanato de cestaria, dando continuidade a uma forma de produção existente no lugar desde muito tempo. A parceria durou apenas um ano, mas os artesãos não quiseram parar, instalaram novas formas de produção e resolveram continuar. "Nós queríamos uma forma de nos tornar independentes. Procuramos continuar o trabalho que gostamos de fazer. Foi então que tomamos a iniciativa de continuar produzindo", afirma a artesã Marcilene Luzia.

Novas perspectivas

Numa quarta-feira, primeiro dia do mês de fevereiro de 2012, mais de quarenta pessoas, entre elas designers, arquitetos e estudantes, desembarcam em Várzea Queimada, depois de rodarem na estrada por mais de 5 horas, depois de terem saído de Teresina. Naquele instante nascia o novo modelo de produção artesanal daquele povoado.

Durante os 15 dias seguintes essa equipe ficou responsável por desenhar, dia e noite, junto com a comunidade, uma nova possibilidade de futuro através da geração de oportunidades econômicas e sociais, utilizando o que aquele povo sabia fazer de melhor. Foi assim que começou o projeto A Gente Transforma (AGT) 2012 - Chapada do Araripe no Piauí, que possibilitou a continuidade do trabalho com o artesanato de palha e o surgimento de novas peças, oriundas de outros materiais.

Criado pelo designer Marcelo Rosenbaum, o projeto visa inserir grupos de pessoas no universo da criação. A primeira edição aconteceu em 2010 na periferia de São Paulo, no Parque Santo Antônio, e transformou a comunidade com ações de empoderamento por meio do uso de cores e projetos de inclusão social.

No Piauí, já em sua segunda edição, o AGT tem como principal objetivo inserir o artesanato no mercado de decoração, um segmento que movimenta no Brasil, anualmente, 60 bilhões de reais. Além disto, o projeto busca ainda a inclusão dos populares na produção artesanal.

No que diz respeito ao potencial econômico, sua principal característica está em atender os requisitos da Nova Economia: inclusiva e sustentável. Tem como visão de futuro ser um negócio social, empreender e, ao mesmo tempo, gerar impacto social, econômico e minimizar os impactos ambientais em suas áreas de atuação, tendo como plataforma principal o design sustentável.

Durante duas semanas, Marcelo Rosenbaum coordenou os grupos de trabalho em Várzea Queimada. Um dos grupos, formados por artesãs da palha de carnaúba, árvore típica da região, contou com a colaboração dos designers portugueses Rita João e Pedro Ferreira do Studio Pedrita.

 O outro grupo, de artesãos da borracha, contou com a ajuda da designer de joias piauiense Kalina Rameiro. Durante este momento intensivo de produção, os grupos criaram, ao todo, uma coleção com 30 peças, intitulada "Toca", que rememora as furnas encontradas no Morro dois Irmãos, localizado próximo ao povoado. Toca da Borracha e Toca da Palha foram as duas categorias criadas, com as quais foi possível produzir peças de decoração e joias.

Outro trabalho foi coordenado pelos arquitetos Henrique Pinheiro e Tomaz Lotufo e contou com a participação de 18 estudantes de todo Brasil. O resultado foi a construção de uma casa para os artesãos se reunirem e trabalharem: dois edifícios construídos em terreno.

Para Rosenbaum o projeto tem o potencial de levar o nome do local para o mundo, dando fim ao anonimato da arte. "Acreditamos em novos modelos para o desenvolvimento do país. O AGT traz um olhar novo para o design, porque tem como objetivo o desenvolvimento local a partir da forma como se relaciona com a comunidade e com o mundo, conectando o local com o global. Leva Várzea Queimada para o mundo, com sua história impressa em produtos de design de raiz feitos pela comunidade. Também leva geração de renda e empoderamento a partir da vocação genuína dessa comunidade que é o artesanato", explica o designer no site de sua agência.

 Em abril de 2012 o A Gente Transforma foi apresentado na exposição Fronteiras, com curadoria da revista Casa Claudia, em um evento paralelo ao Salão Internacional do Móvel de Milão onde as peças produzidas em Várzea Queimada puderam ser apreciadas pelos mais importantes nomes da arte do mundo. O Salão é o principal evento do segmento e recebe anualmente milhares de arquitetos e designers brasileiros.

Deste o lançamento da pedra inicial pelo AGT, os artesãos se reúnem numa igreja sem padres e constroem milagres da arte em palhas com as próprias mãos.

A criação de peças de palha de carnaúba é uma atividade feita especificamente por mulheres, que fazem todo o trabalho, menos o corte da palha. Os homens trabalham com a borracha, reciclando pneus e criando joias e peças de decoração. São peças lindas, como tapetes, colares, chaveiros, anéis e rosários. Na coleção lançada nos salões de arte estão presentes lindos tabuleiros, bogoiós, tapetes, colchões e máscaras.

POR: Francicleiton Cardoso / Portal O Dia

domingo, 14 de outubro de 2012

Massapeenses comemoram com grande festa a vitória de Chico Carvalho e Luiza



Na noite deste sábado (13) uma grande festa tomou conta da cidade de Massapê do Piauí para comemorar a vitória de Chico Carvalho e Luiza.

Chico Carvalho foi eleito prefeito com 2.698 votos e uma maioria de 807 votos sobre o atual prefeito e candidato à reeleição.

A festa foi realizado na Praça Matias Costa no centro de Massapê do Piauí com a Banda Forró Sacana e Edy Sacana de Picos.

Clique aqui e confira Álbum de fotos!



 Da Redação

Acidente entre moto e Hilux na PI que liga Jaicós a Massapê deixa jovens feridos



Na madrugada deste domingo (14), por volta das 3h, foi registrado um acidente na PI-461, que liga os municípios de Jaicós e Massapê do Piauí.

De acordo com informações, o acidente aconteceu durante uma ultrapassagem, quando dois jovens que estavam numa moto Bros, e o motorista de uma Hilux, perderam o controle e desceram o aterro. Os jovens estavam retornando de uma festa na cidade de Massapê.


Ainda segundo informações, os dois rapazes que vinham na moto, moradores da Localidade Sobradinho, ficaram bastante machucados e uma moça que estava na Hilux teria quebrado o tornozelo. Os mesmos foram socorridos por policiais militares e pessoas que passavam no momento do acidente.


Um dos rapazes foi transferido em estado grave para Teresina.







Da Redação
Fotos: Beniuda Bispo