quarta-feira, 15 de junho de 2011

Os pés da Solidariedade e da paz

A caminhada da solidariedade e da paz acontece todos os anos, desde 2005, na cidade de Picos é um exemplo de solidariedade para todos. Promovida pela diocese de Picos, a caminhada enfoca todos os anos temas da atualidade este ano no dia 05 de junho abrangeu-se o tema Unidos Podemos Salvar a Natureza em sintonia com a campanha da fraternidade 2011 que d,este ano trazia o tema Fraternidade e a vida no planeta. A caminhada tem como finalidade não apenas fazer com que uma multidão de pessoas passe pelas ruas da cidade, mas sim ajudar pessoas carentes a mudar de vida.


Originada em 2005 a caminhada foi motivada pelo apelo da 4ª Semana Social Brasileira, realizada pela CNBB desde 1991, que convidou a Diocese de Picos a fazer um gesto concreto. Este gesto foi a 1ª caminhada da solidariedade e da paz em 19 de junho de 2005 tendo como primeiro coordenador geral o Pe. José Valmir de Lima, que coordenou as seis primeiras edições. Apenas a partir da segunda caminhada foram confeccionados kits (camiseta e boné), doados pelos empresários da região a equipe da caminhada da solidariedade e da paz reverteu o dinheiro arrecadado com a venda de kits em gesto concreto favorecendo pessoas mais necessitadas.

Somente na terceira edição definiu-se a realização ordinariamente, passou a ser efetuada todos os anos no primeiro domingo de junho, com venda de camisetas, divulgação em rádios, outdoors e outros veículos de comunicação.

Segundo Maria de Lourdes Leal, uma das coordenadoras do evento, “a caminhada é um elemento para construir a paz, serve como sinal de construção da paz e tem como objetivo assumir a responsabilidade a partir da consciência de que todos devem se engajar na promoção humana e na edificação de uma sociedade justa e solidária”. Maria de Lourdes também cita os benefícios da caminhada que são efetuados através da venda de kits para ajudar pessoas mais carentes. Segundo ela já foram compradas próteses para jovens que andavam de muletas, camas para idosos, a compra de um carro Fiat de quatro portas para a Pastoral da Criança atender as demandas de toda a Diocese de Picos, projeto no bairro pedrinhas com uma mini fábrica de confecção de peças íntimas, um salão acoplado a Igreja Sagrada Família com 58 metros de área construída, também foi construído o centro comunitário no bairro cidade de Deus que homenageou o Pe. José Valmir de Lima que cedeu seu nome ao centro, além de outras obras.

A partir de 2011 o coordenador geral passa a ser o Pe. Francisco Pereira Borges juntamente com a Diocese de Picos e seus coordenadores. Que estão muito satisfeitos com os resultados deste evento que traz para Picos pessoas de todas as regiões visinhas e pessoas que ajudam direta e indiretamente nesta ação social.


POR: Jady Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário