quinta-feira, 20 de outubro de 2011

José Solon de Sousa toma posse na Academia de Letras da Região de Picos

Em evento bastante prestigiado, o médico urologista José Solon de Sousa tomou posse na Academia de Letras da Região de Picos em solenidade realizada na noite desta quarta-feira (19) na Quadra da Praça Padre Marcos, centro de Jaicós.


Solon foi eleito com 10 votos na última eleição realizada em 27 de agosto e ocupa hoje na Academia a cadeira de nº 07 que pertenceu ao médico José Nunes de Barros. Essa foi a primeira vez que a Academia saiu de Picos para empossar um novo membro, onde participaram os imortais Francelina Macedo, que conduziu a solenidade, Evilásio Moura, Deolinda Marques, Graça Moura, Olívia Rufino, José Osvaldo Lavor e Francisco Reis Barrazul que também tomou posse recentemente.

O Presidente da Alerpi, Evilásio Moura, disse em seu discurso que espera que o neófito Solon só venha a engrandecer mais a cultura de Jaicós, de Picos e de toda a região. A Psicóloga Graça Moura, que representou a União Picoense de Escritores, declamou o texto literário “Atritos”, do escritor Roberto Crema, que trata sobre relacionamentos, e foi bastante aplaudida pelos presentes.

A solenidade contou também com as boas vindas feitas pela Professora Olívia Rufino e com uma apresentação de improviso do Poeta e Cordelista Barrazul e Genivaldo Sousa.



Prestigiaram a Posse, o Presidente da Câmara Municipal de Jaicós, Flávio Silveira; a Secretária Municipal da Juventude e Cultura, Felícia Coutinho; o escritor Wanderson Wangley; a vereadora do PV de Teresina, Teresa Brito; o Jornalista Ivo Farias; Vereadores Antonio Robert e Edinilson Santana; Secretário Municipal de Educação Ednilson Freitas, além de familiares e amigos do Escritor.

Após a Solenidade, aconteceu um show com a Banda Resgate Cultural e a participação de Solon que também é cantor e compositor. O Escritor relatou que a Academia Brasileira de Letras, assim como a Academia de Letras da Região de Picos procura reunir um grupo de pessoas amantes da cultura e das artes e o fator de ter sido escolhido para fazer desse grupo por pessoas desse nível é uma satisfação e felicidade imensa.



“É um prazer imensurável ser o primeiro jaicoense a fazer parte da Academia. Agradeço muito a Deus e aos pares, que acharam por bem avaliar os meus trabalhos e me considerar digno de fazer parte da Academia de Letras. Isso tudo é muito relevante para mim e um prazer enorme”, disse.

A Academia de Letras da Região de Picos (ALERP) foi fundada a 22 de outubro de 1989. A primeira presidente foi a escritora e professora Rosa Luz. Com sede na cidade de Picos, como as demais academias de letras, tem um quadro de 40 cadeiras.

CONFIRA ÁLBUM DE FOTOS:





Da Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário