segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Acadêmicos jaicoenses de Direito participam de Júri Simulado

Com o objetivo de aproximar os estudantes que se preparam para finalizar o curso de uma realidade que devem enfrentar constantemente, foi realizado no último dia 21/11 na Faculdade R. Sá, um Júri Simulado para alunos do 6º Período de Direito.


A ação, que faz parte da disciplina “Direito Processual Penal II”, foi montado em cima de um processo penal real que já havia sido julgado e foi coordenada pelo Professor e Advogado Herval Ribeiro. Participaram cerca de quarenta alunos, divididos em duas turmas e representados por cinco estudantes, escolhidos pelas próprias turmas.

Participaram da atividade, os acadêmicos jaicoenses Adão Neto, Liliane Oliveira e Joaquim Otávio, que formaram um triângulo: Adão Neto (advogado de defesa); Liliane Oliveira (advogada de acusação) e Joaquim Otávio (juiz).

Com direito à réplica e tréplica, a defesa utilizou duas teses: a da absolvição e a da desclassificação de crime doloso para crime culposo. Como resultado final do trabalho a defesa ganhou com a tese da desclassificação.


O Júri Simulado visa identificar nos futuros profissionais de Direito que especialidades, na carreira, eles irão seguir, com o objetivo de despertar a vocação e o perfil profissional dos acadêmicos.

Outra finalidade do Júri Simulado é o preparo dos acadêmicos para enfrentar o plenário do júri com segurança, além de argumentação lógica e o conhecimento da nova lei que regulamenta o Tribunal do Júri, além de dar suporte teórico e aplicá-lo na prática, realizando simulações de Júri e efetuando defesa real.

Familiares dos estudantes jaicoenses se fizeram presentes no evento para acompanhar e prestigiar o desempenho dos mesmos. Adão Neto é Conselheiro Tutelar e estagiário do Ministério Público; Liliane Oliveira faz estágio no Gabinete do Juiz de Direito de Jaicós e é técnica judiciária; e; Joaquim Otávio é também estagiário do Ministério Público.

Para o acadêmico Adão Neto, o resultado da atividade foi muito positivo, pois puderam colocar em prática os conceitos aprendidos em sala de aula. “O professor elogiou muito o nosso desempenho no trabalho, falando que atuamos brilhantemente”, comemora.


Da Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário