terça-feira, 29 de novembro de 2011

Mutirão do PNDTR beneficia trabalhadores rurais em Jaicós

O Mutirão do Plano Brasil sem miséria, organizado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) está atendendo nesta terça-feira (29) no Município de Jaicós. A abertura dos trabalhos do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR) aconteceu às 7h30 no prédio da faculdade Procampo, ao lado da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, no Bairro Nova Olinda.


Este programa tem como objetivo possibilitar o acesso à documentação civil básica e trabalhista a mulheres e homens trabalhadores rurais. Dentre as ações oferecidas pela equipe formada por 14 profissionais, está a produção de documentos como: CPF e RG, informações sobre a previdência social (Seguro Maternidade, salário família, entre outros), inclusive orientações sobre a nova modalidade que é a previdência para donas de casa.

Servidores municipais do CRAS e da Secretaria Municipal de Assistência Social estão no local para atender pessoas e tirar dúvidas sobre assuntos relacionados a carteira de idosos, lei do passe livre, Bolsa Família, entre outros.


Segundo o Coordenador do Mutirão, Francisco Carvalho, o Programa Nacional de Documentação das Trabalhadoras Rurais (PNDTR) é uma ação fundamental para a inclusão social das trabalhadoras rurais, uma vez que possibilita a emissão gratuita de documentos civis, trabalhistas e de acesso aos direitos previdenciários, através dos mutirões itinerantes de documentação.

O Coordenador agradeceu às entidades parceiras envolvidas na mobilização no Município como a Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Igreja, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Igreja. São parceiros do PNDTR o MDA, INCRA, INSS, EMATER, FETAG, BNB, SASC, MPA e Secretaria de Segurança.


Da Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário