segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Operação Zabelê chega ao fim. Rondonistas deixam saudades!

Depois de quinzes dias desenvolvendo diversas atividades no município de Jaicós, dentro do projeto Zabelê, o Projeto Rondon encerrou os trabalho no último sábado (29).


A solenidade de encerramento foi realizada na Quadra Poliesportiva da Praça Padre Marcos e foi marcada por momentos de muita emoção, tanto por parte dos rondonistas, como pela comunidade, que participou ativamente das oficinas e atividades desenvolvidas pelas equipes. Segundo informações da coordenação local, durante os quinzes dias, 1838 pessoas participaram das oficinas.

O evento teve início com a execução do Hino do Piauí, interpretado pela jovem Janaína e o Coral do Peti. Em seguida houve a exibição de um vídeo com a “Lenda de Zabelê”. O Prefeito entregou Banners da Operação no município às duas equipes de Rondonistas e foi exibido um vídeo em homenagem ao Sargento Sobrinho, Anjo da Operação em Jaicós. Seguindo a programação, o Grupo de Hip Hop “Força Crew” se apresentou e logo após, o professor Neuseri Stieven fez um relato poético sobre a passagem do Rondon por Jaicós.


Um vídeo homenagem com depoimentos dos rondonistas e de alunos das oficinas, produzido por Reuel Maciel, aluno da Oficina de Fotografia e Audiovisual “Cores do Semiárido” do Ministério da Cultura, foi exibido e emocionou a todos os presentes.

Num dos momentos mais marcantes da solenidade, a acadêmica de Jornalismo Jucilene a interpretou a música “É preciso saber Viver” de Roberto Carlos e muitos não se contiveram e deixaram as emoções aflorarem. Foram muitas lágrimas emocionadas.

As equipes de rondonistas fizeram doações de livros para as escolas da rede municipal das localidades Esquisito, Santo Antônio, Várzea Queimada e Escola Municipal Francisco Crisanto de Sousa. A Coordenação local entregou a cada um dos rondonistas um kit, contendo várias lembranças do município, como vídeo, camisetas, entre outros souvenires.

Após a solenidade, foi realizada uma confraternização e festa de despedida animada com muito forró pé de serra para os rondonistas, integrantes da equipe de coordenação local, autoridades e pessoas que conviveram nestes quinze dias da Operação em Jaicós.

Segundo o Prefeito Ozanam Barros, a impressão do Projeto Rondon em Jaicós é de que foram quinze dias de bastante atuação digna, uma troca de experiências muito grande por parte dos rondonistas e dos jaicoenses. “Nós jaicoenses só temos que agradecer, o trabalho realizado por eles, o que aprendemos, e a essa juventude de Jaicós que prestigiou em busca de mais esclarecimentos, informação e educação.” O Prefeito ressaltou o bom trabalho realizado pela coordenação local e agradeceu à imprensa pela cobertura e às pessoas que auxiliaram Jota Sá na recepção e na assistência aos rondonistas nesses quinze dias.

Para o Coordenador local, Jota Sá, a Operação Zabelê foi um momento incomparável para a população de Jaicós, porque houve a oportunidade de acontecer uma interação, um intercâmbio com pessoas que vieram de longas distâncias e que vivem outra realidade e que por viverem em lugares bem mais desenvolvidos, ficaram impressionadas com a força que o povo de Jaicós têm. “Os Rondonistas não viram em Jaicós apenas dificuldades, mas também que existem potencialidades. Jaicós foi campo de observação para estudantes universitários. Estudantes que vieram aqui somaram ao seu currículo uma demanda de conhecimentos que para eles, vai ser importante na vida acadêmica”, disse.

Confira abaixo depoimentos deixados pelos Rondonistas:

Professora Anamaria Siriani – USP
“Essa foi a minha estreia, a primeira vez no Projeto Rondon e me sinto muito orgulhosa por isso, pois acho que essa experiência é muito importante para os universitários, até mais do que para a cidade. Fui muito gratificante conhecer uma cidade nova, pessoas diferentes, aprender coisas que ainda não tínhamos visto, saber um pouco mais do Brasil, pois a gente fica muito isolado em São Paulo, achando que São Paulo é o Brasil e é apenas uma parte. Quero agradecer a Jaicós e a todo mundo que mora aqui, o apoio e a ajuda, pois fizeram a vida da gente diferente, de verdade.”


Professor Guilherme Rodrigues – USP
“Fiquei muito impressionado em como fomos bem acolhidos aqui, a população interagiu muito bem com todos nós. Eu acredito que a população da cidade de Jaicós tem um potencial muito grande, ainda tem muito para melhorar, desde as belezas naturais da região, que ainda são muito pouco exploradas até a população mesmo que pode se organizar bem melhor e conquistar muitas outras coisas se tiver um pouco mais de união e de articulação. Tudo isso foi muito válido pra gente, os alunos estão saindo daqui modificados, pois foi muito bom para a formação dos estudantes e como ser humano. Quero deixar um grande abraço e agradecer pelo acolhimento.”

Fábio Meirelles - USP
“Eu penso que o que vai ficar realmente aqui quando formos embora não são os conteúdos que trouxemos lá da Academia, da Universidade, e passamos para a população. Compostagens, primeiros socorros, importância dos Conselhos... tudo isso tem seu valor, mas não acho que seja essa a nossa maior contribuição.
Eu quero crer que nossa presença deixou no coração das pessoas, no sonho e na lembrança das pessoas, um pouco de esperança (amarela). De que ainda dá tempo, de que não é tarde para se fazer algo e transformar a realidade na qual vivemos. Todos nós vivemos.
E eu queria saber como esse povo maravilhoso que encontrei por aqui faz para ser feliz. E aí sim, levar pra onde eu moro um ensinamento de verdade. Obrigado Jaicós, pela experiência fantástica que você proporcionou.”




Bruno Veronez – USP

“Agradeço a Jaicós e seu povo pela oportunidade de oferecer a mos, os 15 dias mais inesquecíveis da minha vida!”






Karen Tijoe – USP

“Ter participado do Projeto Rondon me fez enxergar as coisas de um jeito diferente. Me fez acreditar que a riqueza das pessoas não está no que elas têm, mas sim no que elas são. E por isso acho que Jaicós é uma cidade muito rica. Vou sentir muita falta de todo carinho com que vocês nos receberam. Aprendi muitas coisas em Jaicós. Mas, principalmente, a valorizar a simplicidade e o sentimento das pessoas.”




Carla Johansen – USP

“Tudo o que aconteceu aqui nesse lugar maravilhoso transformou minha vida e vai marcá-la para sempre!
A cultura, as comidas, os personagens... é tudo muito rico! Mas o mais importante e o que tem de melhor aqui são as pessoas! Obrigada por me ensinarem tantas coisas, principalmente a ser alegre e feliz, acima de tudo!”





Carolina Simões - USP

“Seria impossível imaginar que ao sair de casa viria encontrar uma outra família aqui em Jaicós.
Pode ser que em nada tenhamos contribuído para o desenvolvimento da cidade, mas tenho certeza que todo o amor que existe foi dado e recebido. Obrigada Jaicós!”



Pedro Lugarinho - USP

“O saldo final da Operação Zabelê com certeza é positivo. É claro que duas semanas é muito pouco para já esperarmos grandes mudanças. Prefiro pensar que deixamos várias sementes diferentes, que darão frutos diversos no futuro que virá. Espero que continuem a cuidar dessas sementes. Eu sei que não são muitas, mas essas sementes virarão grandes árvores, que darão novas sementes e frutos. Muito obrigado por tudo Jaicós!”



Mariana Bertola – USP

“A vinda a Jaicós significou um novo começo, uma nova visão, novas atitudes, novas amizades, novas lembranças. O que fica no Piauí e o que vai para São Paulo são sentimentos de esperança, recomeço, realização e muito amor.
Um povo extremamente carinhoso, hospitaleiro e lutador, é assim que vejo a população de Jaicós a que tivemos contato.
Esta experiência marcou a minha vida para sempre, e como o Projeto Rondon mesmo diz, é uma grande lição de vida.
Mesmo com a partida, tenho certeza que nossos corações e espíritos ficarão extremamente interligados, como uma conexão que se estabeleceu para nunca mais se desfazer.
Muito obrigada a todos que deram seu sincero carinho e se doaram para os rondonistas! Este é o verdadeiro sentido do amor e das nossas vidas!”

Ci Iakowsky – USP

“Chego e nem consigo pensar em sair. Saudade desse povo. Saudade! Tristeza em ir embora. Tristeza de pensar em deixar tanta alegria para voltar ao cotidiano.
Foram dias mágicos. Todos as mordidas, risadas, brincadeiras, amizade, carinho, tudo é muito grande para mim. Não sei o que escrever nem falar o que estou sentindo agora. Assim como demorou para cair a ficha de onde eu estava.
Jaicós demora também para entender que daqui a poucas horas estarei longe, bem longe. Dói forte o peito.
Amor encanta. Encantou cada um de nós. Encanta essa cidade.”

Professor Mário César – UEPG

“O Projeto Rondon é um grande projeto de extensão em nível nacional. Quando o grupo veio para Jaicós, com várias informações que eu e professora Anamaria levamos para as universidades eles ainda não tinham uma ideia muito clara que eles iriam encontrar. O interessante é que em conversa com os alunos nesses quinzes dias, eles perceberam que os problemas existentes em Jaicós são problemas que são enfrentados no Brasil todo, talvez um pouco intensificado pela questão climática, como é o caso da escassez de água.
Percebemos que nessa interação dos alunos com a comunidade, quem sai ganhando foram eles, porque levam na bagam conhecimentos que nunca iriam conseguir na Universidade.”

Professor Neuseri Stieven - UEPG
“Graças a Deus saio daqui muito feliz, muito contente, pelos objetivos alcançados. O Projeto Rondon visa plantar a semente, fazer com que as pessoas reflitam sobre sua realidade e busquem a mudança, a partir das suas necessidades. Viemos aqui plantar essa semente para que se abram oportunidades, as pessoas possam crescer e além disso, proporcionar aos acadêmicos uma possibilidade de conhecerem uma realidade diferente da sua.”




Danilo Lima – UEPG
“A Operação teve sucesso, graças ao acolhimento das pessoas da cidade, o apoio da Prefeitura. Saímos felizes porque conseguimos colocar em prática o que planejamos para realizar em Jaicós. Espero que as dificuldades que a cidade enfrenta possam ser superadas, com o auxílio do Poder Público, seja com a participação da população, seja com a iniciativa privada, enfim, a gente espera que Jaicós supere essas expectativas e dificuldades.”





Michel Michalczyszyn – UEPG

“O que deu pra levar aqui de Jaicós é um grande aprendizado que adquirimos. Creio que estou levando muito mais conhecimento, do que deixei aqui na cidade e é uma marca que vai ficar na vida da gente pra vida toda.”





Mathias Erich Engels – UEPG
“Os dias aqui em Jaicós com o Projeto Rondon eu gostei demais, foi muito legal. A gente foi muito bem acolhido, a população gostou, vinha conversar com a gente, foi uma experiência única nas nossas vidas, porque a gente veio mostrar o que aprendemos na universidade, mas depois que chegamos aqui, aprendemos muito mais. Foi ótimo, não tem palavras pra expressar tudo o que a gente tá sentindo de bom.”





Isadora Camargo - UEPG
“Foi a melhor experiência da minha vida, Jaicós foi o melhor lugar onde eu poderia estar e a melhor convivência durante esses quinze dias, que não vou ter em nenhum outro lugar. O Projeto Rondon, engradeceu muito a minha espiritualidade, o meu jeito de viver, pois hoje vejo como reclamar é desnecessário. Foi um trabalho tão cheio de amor, tanto do nosso lado, quanto das pessoas que nos receberam. Foi muito legal a participação, o envolvimento da população de Jaicós e o carinho que todos tiveram com a gente, pois vieram com dúvidas, mostraram interesse e isso pra gente foi muito gratificante. No final desses quinzes dias, o que pude perceber que aconteceu foi TRANSFORMAÇÃO, do meu lado e também das pessoas que participaram. Foi uma contribuição na nossa vida de aprendizado e ensinamentos, de ambas as partes. Isso é o mais importante do Rondon, não ter um nivelamento de conhecimentos e sim uma sabedoria que passa, entre todos. Quero agradecer a toda a organização e a toda cidade, espero que todos tenham achado isso também. Foi maravilhoso!”


Márcia Alves – UEPG


“Foi uma experiência maravilhosa, inesquecível e engrandecedora. Espero ter contribuído muito para a cidade de Jaicós, porque com toda certeza aprendi muito com esse povo tão acolhedor e carinhoso. Obrigada Jaicós!”









Tatiani de Valois - UEPG
“O mundo precisa conhecer o povo de Jaicós para que tenham a sensibilidade e a alegria desse povo!
Obrigada pela recepção, dedicação e participação.
Levarei cada um em meu coração para sempre! Beijos!”




Camila Ribas - UEPG

“Gratidão é talvez a palavra que mais expressa o sentimento que me toma neste instante.
Deixei uma pequenina parte de mim, mas levarei muito de cada um de vocês.
Cresci como profissional, mas também como pessoa.
Vocês estão entranhados no que sou, viraram parte da minha história. Muito obrigada!”






Gislaine Gabardo – UEPG

“A vinda para Jaicós significou uma nova experiência de vida, onde conhecemos melhor nossa grande País e pudemos contribuir com o pouco que sabemos para a comunidade.
Sentirei saudades dessa cidade que tão bem nos acolheu.”

 
 
 
 
 
 
Confiram álbum de fotos!
 
Da Redação

sábado, 29 de janeiro de 2011

Último dia de Rondonistas em Jaicós é marcado por muita emoção

Diversas atividades estão sendo realizadas e outras programadas para acontecerem neste sábado (29), último dia do Projeto Rondon no município de Jaicós.


Às 10h na Escola Municipal Francisco Crisanto de Sousa, onde as equipes ficaram alojadas e onde a maioria das oficinas foram ministradas, aconteceu o ato de fixação da placa de concretização dos trabalhos realizados pelos rondonistas. A solenidade contou com a presença do Prefeito Ozanam Barros e de toda a equipe de coordenação local da Operação Zabelê.

Na oportunidade, o Prefeito recebeu do Coordenador do Conjunto A, Professor Mário César, um Mapa da Cidade de Jaicós, confeccionado em lona e uma réplica da taça de Vila Velha. O escritor jaicoense Francisco Carvalho Gomes, presentou o Prefeito e todos os integrantes do Projeto Rondon, com um exemplar do livro “Sertão: meu Canto”, de sua autoria.


Durante a tarde, os rondonistas visitarão as localidades Poço do Pato e Nazária, na zona rural, com a finalidade de conhecerem duas fontes de água e que são pontos turísticos do município.

A solenidade de encerramento das atividades da Operação Zabelê, em Jaicós, será realizada às 19h, na Quadra Poliesportiva da Praça Padre Marcos, para toda a comunidade, onde acontecerão diversas apresentações culturais. A saída dos Rondonistas está prevista para as 4h da manhã de domingo.




Confiram em breve, depoimentos de cada um dos integrantes do Rondon, a respeito da experiência vivida por cada um deles, nesses quinze dias no município de Jaicós.

Da Redação

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Duas sessões cinemas acontecem nesta sexta-feira em Jaicós

A comunidade jaicoense terá a oportunidade de participar nesta sexta-feira, de duas sessões de cinema, que serão realizadas hoje pelos rondonistas dentro da programação do Projeto Zabelê no município.


A primeira sessão acontece a partir das 16h, na Escola Municipal Francisco Crisanto de Sousa, com o filme “O Grilo Feliz”, direcionada ao público infantil.

À noite, na Quadra Poliesportiva da Praça Padre Marcos (em frente ao Banco do Brasil), a equipe preparou o filme “Anjos do Sol”, a partir das 19h, direcionado a toda a comunidade.

Nesta sexta-feira, os rondonistas visitaram ruas e conversaram com moradores do centro da cidade, com o objetivo de conscientizar sobre uma coleta de lixo selecionado. Na parte da tarde, foram ministradas as oficinas “Comunicação na Escola - Editores Mirins” para alunos do ensino público e professores; “Reciclagem - Reduzir, reciclar, reutilizar e repensar”, atividade aberta à comunidade e “Valorização da profissão de magistério” tendo como público alvo os professores da rede municipal envolvidos no projeto de reforço.


Amanhã, sábado (29), último dia do Rondon em Jaicós, será realizada a segunda parte da Oficina Diagnóstico de Saúde da Comunidade, ministrada pelos integrantes do Conjunto A da Operação Zabelê, Fabio Meirelles e Guilherme Rodrigues, na Escola Municipal Francisco Crisanto de Sousa.

Da Redação

Empresário festeja safra em confraternização com cajucultores da Região

O Empresário Jusselino Silveira, reuniu no último sábado (22), na Fazenda Bonsucesso em Jaicós, cajucultores da região e funcionários da Empresa, Bonsucesso Agroindustrial , com o objetivo de festejar a safra de caju em 2010. Além da sua família, amigos e autoridades presentes como o Prefeito Ozanam Barros e a Primeira Dama Fátima Silveira, o Presidente da Câmara Flávio Silveira, vereadores José Acelino e Edinilson Santana, Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural Antonio Robert, entre outros. Participaram do evento uma média de 250 produtores de caju jaicoenses, e para o empresário, a confraternização se fez necessária, como forma de comemorar os bons resultados obtidos pela Empresa no ano passado.


A Bonsucesso Agroindustrial , empresa criada há 14 anos, está instalada na BR-316, Km-92, município de Geminiano. Proporciona 23 empregos diretos e segundo o empresário, uma média de 3.000 empregos indiretos em plena safra de caju em todas as cidades em que atua. Em 2010 foram construídas duas filiais da Empresa, uma no Povoado Caldeirão, BR-020, município de Francisco Santos e outra no Povoado Croazal, BR-407, município de Jaicós, com previsão para inaugurarem no mês de julho do corrente ano e afirma ainda que tem o bjetivo de manter o seu crescimento ocorrido nesses quatorze anos nos próximos quatorze anos.

De acordo com Proprietário, a Bonsucesso Agroindustrial contribui com a economia e o desenvolvimento do município de Jaicós, pois toda a renda gerada na empresa fica no município, além do que 100% da mão de obra gerada de forma direta na empresa é de Jaicoenses.

Nesses quatorze anos de funcionamento, a Empresa, que é administrada por Jusselino Matos Silveira, tem passado por muitas mudanças e investido em seu crescimento. Ainda faz questão de explicar que no início, só se aproveitava a castanha, não havia até então a consciência da utilidade do aproveitamento do caju. Ressaltou também que o Caju quando não era totalmente jogado fora era totalmente subutilizado, “daí tive a iniciativa de despertar como pioneiro no Piauí no aproveitamento de forma industrial do pedúnculo (Caju). A partir dessa nossa iniciativa ,gerou-se empregos , melhorou-se a renda e a qualidade de vida de todos os envolvidos com a Cajucultura de Jaicós e municípios produtores de Caju”, afirmou.

Hoje, o pedúnculo é aproveitado na forma de polpa e exportado para vários estados do Nordeste, como Rio Grande Norte, Ceará, Sergipe e até estados mais distantes como São Paulo. Em 2009, foram produzidos e comercializados pela Bonsucesso, oito milhões de litros de polpa de caju, ficando o Empresário como o segundo maior produtor de polpa de caju do Nordeste nesse ano. Em 2010, a produção foi de nove milhões de litros.


Jusselino comemora a safra de 2010, junto aos cajucultores, pois segundo ele, a cada ano a safra varia. Nessa última safra, trabalhamos de 04 de maio de 2010 a 04 de janeiro de 2011, tendo oito meses de produção. “A duração da safra varia muito, pois depende de muitos fatores como clima e outros”, afirmou.

Todo ano, nos meses de junho a dezembro, muitos agricultores do Nordeste têm o caju como principal fonte de renda. Além disso, como a fruta é colhida na entressafra, época em que o agricultor não está ocupado com o plantio de culturas tradicionais, como feijão, milho e mandioca, o caju é uma fonte de renda certa nos duros meses de seca. Nos outros meses do ano, a Bonsucesso Agroindustrial investe em outras atividades como a produção de mudas, aproveitando a mão de obra dos funcionários da Empresa, e com isso, proporcionando com que não lhes faltem a renda para o sustento das suas famílias.

O empresário ressaltou que desde a implantação da Empresa, foram quatorze anos de liderança, conquistas e vitórias no ramo. “Neste ano de 2011, esperamos que todos os nossos amigos, parceiros e colaboradores, possam usufruir de um Ano Novo, cheio de alegria, fé, tranquilidade, prosperidade, saúde e amor. Que seja um ano formidável e com prosperidade para todos”, finalizou.



Da Redação

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Palestra “Qualidade do Atendimento” será ministrada nesta quinta-feira por Rondonista

Dentro das atividades programadas pelas equipes que compõem a Operação Zabelê do Projeto Rondon em Jaicós, será realizada na noite desta quinta feira-feira (27), uma palestra com o Tema “Qualidade no Atendimento”.


A Palestra, que será acontecerá às 19, na Escola Municipal Francisco de Sousa, será ministrada pelo Professor Mestre em Administração, Neuseri Stieven, da Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR.

O público alvo palestra será funcionários públicos, secretários municipais, secretários de escolas, empresários e toda a comunidade interessada em participar.

Durante a toda a semana, os rondonistas desenvolveram diversas atividades no município. Confira fotos:

Oficina de Dança - atividade aberta à comunidade e idosos

Campanha de Saúde do Homem - atividade aberta à comunidade masculina


Nesta quinta-feira, o estudante de economia da UEPG, ministra na E.M. Francisco Crisanto, a Oficina “Elaboração de Projetos para Captação de Recursos Federais”, Partes I e II, destinada a Funcionários Públicos e demais interessados.

Da Redação

COPA GALO: Clubes Classificados para Segunda Fase e Jogos

Com o fim da primeira rodada foram classificados os seguintes Clubes:


Pelo Grupo 1 – 1º - CARAIBAS; 2º - OLINDA
Pelo Grupo 2 – 1º - FORÇA JOVEM; 2º - ANGICAL
Pelo Grupo 3 – 1º - SITIO; 2º = CROAZAL
Pelo Grupo 4 – 1º - SÃO PAULO; 2º - BRASILIENSE

A partir da segunda rodada todos os jogos serão em Jaicós, No Estádio José Retrão de Oliveira, confira a tabela:

SEGUNDA FASE – QUARTAS DE FINAL


I COPA GALO DE FUTEBOL AMADOR – TROFEU JOSÉ RETRÃO DE OLIVEIRA

ORGANIZAÇÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE JAICOS
SECRETARIA MUNICIPAL DA JUVENTUDE, CULTURA, ESPORTE, LAZER E TURISMO
ADMINISTRAÇÃO: COMPROMISSO E SERIEDADE.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Projeto Rondon realiza Oficina Diagnóstico de Saúde da Comunidade em Jaicós

Os integrantes do Conjunto A da Operação Zabelê, Fabio Meirelles e Guilherme Rodrigues, coordenaram na última sexta-feira (21) a oficina de Diagnóstico de Saúde da Comunidade, que ocorreu das 14 ás 18h, na Escola Municipal Francisco Crisanto de Sousa.


De acordo com os coordenadores, a oficina contou com ótima participação dos profissionais de saúde do município, estando presentes tanto pessoas que estão em contato direto com a comunidade (agentes comunitários de saúde), quanto pessoas ligadas ao setor administrativo da saúde (conselheiros, gestor). A oficina contou também com profissionais de outras áreas, como professor e um representante da comunidade através da Igreja.

A realização da oficina objetivou a realização de um levantamento e posterior análise da atual situação de saúde do município de Jaicós a partir do ponto de vista dos moradores participantes da oficina.

No primeiro momento da oficina aconteceu a divisão dos participantes em quatro grupos e levantamento de situações problemáticos da saúde. Em seguida houve a apresentação dos temas pelos grupos e participação de todos nas sugestões de intervenção.

Segundo o estudante de Psicologia e coordenador da oficina Fábio Meirelles, a discussão foi bastante rica. “Tivemos que replanejar uma segunda reunião que será realizada no próximo sábado, dia 29/01/2011, às 8:00 horas, na escola Francisco Crisanto e toda a comunidade está convidada”, disse.


Segue abaixo os temas levantados e as possíveis soluções sugeridas nesta primeira metade da oficina.

1) FALTA DE ATENDIMENTO MÉDICO.

Descrição:

Médicos dos postos precisam chegar e sair no horário certo. Trabalham normalmente das 8 às 11:30, sobrecarregando o hospital, que deveria atender apenas emergências como febres, desmaios, acidentes.

Esgotamento físico e mental do médico do hospital, que é obrigado a atender todos os casos.

Os agentes comunitários de saúde não sabem informar a população sobre quando ela deve se dirigir ao posto de saúde e quando ela deve se dirigir ao hospital.

Encaminhamento:

Conscientização da comunidade especialmente através dos Agentes de Saúde. (OBS: Deve-se pensar no que já foi feito e, desse modo, tentar encontrar outras formas de conscientização).

2) FALTA DE MÉDICOS ESPECIALISTAS.

Descrição:

Há somente ginecologista e pediatra.

O custo para se manter um anestesiologista na cidade é de 15 mil reais por mês.

Encaminhamento:

Ortopedista está sendo procurado para atendimento uma vez por semana. Os casos de emergência serão atendidos em Picos.

3) SENSIBILIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA SAUDE PARA ATENDIMENTO DE QUALIDADE.

Descrição

O atendimento às vezes é muito rápido e “frio”.

Encaminhamento

Entrada de novos profissionais com motivação maior de atendimento.

4) COMUNIDADE SE SENSIBILIZAR PARA AS INFORMACOES PREVENTIVAS SOBRE A DENGUE.

Descrição

População não absorve as informações sobre a prevenção da dengue.

Questões políticas estão envolvendo a prevenção. Um exemplo dado, nesse sentido, foi a proibição da entrada dos agentes sanitários da dengue por certos moradores.

Descumprimento da lei municipal de aplicação de multa para quem não tome os cuidados.

Encaminhamento

Fornecer as informações preventivas de outros modos que não seja o contato direto entre agente sanitário da dengue e comunidade. Por exemplo, através do colégio.

Utilização de meios de comunicação, como rádio e carros de som, seria uma alternativa para melhorar a divulgação.

5) QUESTOES DO LIXO E TERRENOS BALDIOS (ATERRO PROXIMO A CIDADE)

Descrição:

Alta quantidade de lixo depositado em terrenos baldios.

Aterros muito próximos à cidade.

Encaminhamento:

Explorar os meios de comunicação para a divulgação da coleta, principalmente em carros de som.

Conscientização da população.

Criação de uma cooperativa para reciclar lixo.

Separação do lixo para facilitar a reciclagem.

6) TRANSPORTE PRECÁRIO DE DOENTES PARA TERESINA

Descrição

Prefeitura está bancando apenas a passagem de ida para Teresina.

Necessidade de um carro para o transporte coletivo.

Encaminhamento

Necessário a Secretaria de Saúde do Estado regular melhor as consultas, liberando de uma vez as consulta da semana. E não uma de cada vez, como está acontecendo. (Mais de 200 municípios do estado passam pelo mesmo problema)

O município está em vias de adquirir um carro, de acordo com um relato na reunião.

Da Redação

A Prefeitura Municipal de Jaicós, através da Secretaria Municipal de Assistência Social realizou no período de 18 a 21 de janeiro, a II etapa do curso de pintura a óleo sobre tela. O curso foi direcionado aos alunos do Projovem Adolescente dando oportunidade a outras pessoas da comunidade com habilidades artísticas.


O curso que foi ministrado pela artista plástica Agnélia Veloso foi realizado no prédio da Assistência Social e contou com a participação de vinte pessoas.

Para o prefeito Ozanam, um curso de pintura a óleo sobre tela que faz parte da cultura. “É um grande incentivo para o município, dando oportunidade para os participantes poderem desenvolver suas habilidades e no futuro se transformar em bons profissionais”, disse.


O encerramento aconteceu as 17:00h com exposição na sede da SMAS e a presença da Secretária Fátima Silveira, e do Prefeito Ozanam Barros, além da equipe de rondonistas, coordenadora e monitoras do Peti e Projovem, professoras do Francisco Crisanto - Erbenha Silva e Maíta Farias.

A professora Agnélia Veloso falou da importância do curso para o município. "Transferir nossa inspiração para uma tela é uma experiência fascinante. Existem inúmeras técnicas que nos ajudam a expressar nossa criatividade de forma original e diversificada", disse a professora.




Da Redação

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

GALO FOLIA 2011: Prefeito recebe representante de Blocos em Jaicós

Com a finalidade de definir medidas para a realização do Galo Folia, Carnaval fora de época, que acontecerá na cidade de Jaicós, por conta do aniversário de 177 anos de emancipação política do município, o Prefeito Ozanam Barros se reuniu na manhã deste domingo (23) com as Secretárias Municipais Fátima Silveira (Assistência Social), Felícia Coutinho (Juventude e Cultura), Clébio Coutinho e representantes dos principais blocos de carnaval de cidade.


O aniversário da cidade acontece no próximo dia 21 de fevereiro e o Galo Folia acontecerá nos dias 19 e 20, na Avenida Engenheiro Ribeiro Gonçalves, Bairro Serranópolis, e terá a animação de Trio elétrico e a banda Nana Baiana. No domingo (20) está previsto ainda a apresentação do trio Jota, Jotinha e Jotão. De acordo com o Prefeito Ozanam, a intenção é agradar a todos os públicos, à turma jovem e também as pessoas da zona rural que estarão presentes.

Participaram da reunião os representantes dos Blocos Digalo, Parceria, Arrocha e Beija Eu, que opinaram junto aos organizadores sobre a festa.

Na reunião, foi informado aos presentes que a festa contará com show pirotécnico, e que toda a estrutura será montada para proporcionar uma comodidade aos foliões como barracas para venda de bebidas e refrigerantes, banheiros químicos e segurança no local.

Outras atrações e atividades culturais e esportivas acontecerão no aniversário da cidade. Assim que for definida a programação, postaremos aqui no noticiei.




Da Redação