segunda-feira, 31 de outubro de 2011

SMAS-Jaicós comemora Dia das Crianças com os alunos do Peti e ProJovem


As crianças e adolescentes atendidos pelos programas federais PETI e PROJOVEM através da Secretaria Municipal de Assistência Social do Município de Jaicós-PI, foram presenteadas com brindes em comemoração à passagem do dia das crianças.
A ação que aconteceu no período de 17 a 21/10, foi coordenada pela Secretária Municipal Maria de Fátima Araújo Silveira Barros e executada pelas monitoras dos programas, que realizaram a distribuição na sede e nas localidades Croazal, Santo Antonio, Pau do Inchuí, Esquisito e Várzea Queimada.
Foram beneficiados as crianças e jovens inseridos no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e Projovem Adolescente do município, tanto da zona urbana como rural.

Confira Fotos:





Da Redação

domingo, 30 de outubro de 2011

JAICÓS: Vem aí o III Festival de Violeiros


Promovido pela Prefeitura Municipal de Jaicós, na pessoa do prefeito em exercício e também violeiro, José Reis de Sousa; através da Secretaria Municipal da Juventude e Cultura de Jaicós e com o apoio de empresários e comerciantes do município, será realizado no próximo dia 25 de novembro o III Festival de Violeiros de Jaicós.

O evento é organizado pelo Violeiro e radialista Genivaldo Sousa e já vem se firmando entre os grandes eventos culturais do município acontecerá na Quadra Poliesportiva da Praça Padre Marcos, centro da cidade. A terceira edição contará com a participação de seis das maiores duplas de violeiros do Estado do Piauí.Os três primeiros colocados serão premiados com troféus, sendo que todas as duplas receberão cachê. Os critérios que serão julgados são: rima, métrica, oração e produtividade.

No ano passado a dupla vencedora do Festival foram os violeiros Viturino Bezerra (Belém do Piauí) e Antonio Raimundo (Teresina), que obtiveram do júri a nota média de 27.7 pontos. Um dos temas sorteados pelo júri e desenvolvido pela dupla  foi “o goleiro do Flamengo”.


Segundo Genivaldo Sousa, os temas a serem desenvolvidos pelas duplas serão dados na hora e terão vinte minutos para cada dupla onde serão divididos em quatro partes: sextilha, mote de sete sílabas, mote decassílabo e o os cinco minutos finais serão à critério de cada dupla.

Da Redação

sábado, 22 de outubro de 2011

Funcionamento do poço tubular do Povoado Santo Antonio é matéria na Sessão da CMJ

Na Sessão Legislativa realizada na noite desta sexta-feira (21) na Câmara Municipal de Jaicós, um Requerimento foi apresentado para votação e provocou uma discussão acerca do mesmo.


O Requerimento em questão, de autoria Elias de Sousa Pereira (PRB) ao Diretor-Presidente AGESPISA, Raimundo Neto e Silva Nogueira Lima, solicitando o funcionamento do poço tubular da Localidade Santo Antonio, zona rural do município de Jaicós, o funcionamento do poço tubular da Localidade Santo Antonio, zona rural do município de Jaicós.

O Vereador justificou no ser Requerimento que nesse período quando já não chove há vários meses a situação da referida Localidade é bastante problemática, pois a população que ali reside vem sofrendo muito com a falta de água. A situação se agrava mais em virtude de haver muitos idosos no Povoado.



Segundo a justificativa do Vereador, as obras na Localidade, constam de 3.284m de rede com diâmetro de 50mm, 30un ligações domiciliares, 01 (um) poço tubular com 70m de profundidade, 01 (uma) caixa d’água com capacidade para 30.000 lt, 01 (uma) casa de bomba, estando todos concluídos. “Para o funcionamento do poço, só está faltando a instalação de 01 (um) conjunto motor bomba, pois estamos dependendo do rebaixamentp da rede etétrica que está sendo providenciado pela AGESPISA”, disse.

Após várias discussões e posicionamentos dos pares, o Requerimento foi aprovado pela unanimidade dos presentes.




Da Redação

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

José Solon de Sousa toma posse na Academia de Letras da Região de Picos

Em evento bastante prestigiado, o médico urologista José Solon de Sousa tomou posse na Academia de Letras da Região de Picos em solenidade realizada na noite desta quarta-feira (19) na Quadra da Praça Padre Marcos, centro de Jaicós.


Solon foi eleito com 10 votos na última eleição realizada em 27 de agosto e ocupa hoje na Academia a cadeira de nº 07 que pertenceu ao médico José Nunes de Barros. Essa foi a primeira vez que a Academia saiu de Picos para empossar um novo membro, onde participaram os imortais Francelina Macedo, que conduziu a solenidade, Evilásio Moura, Deolinda Marques, Graça Moura, Olívia Rufino, José Osvaldo Lavor e Francisco Reis Barrazul que também tomou posse recentemente.

O Presidente da Alerpi, Evilásio Moura, disse em seu discurso que espera que o neófito Solon só venha a engrandecer mais a cultura de Jaicós, de Picos e de toda a região. A Psicóloga Graça Moura, que representou a União Picoense de Escritores, declamou o texto literário “Atritos”, do escritor Roberto Crema, que trata sobre relacionamentos, e foi bastante aplaudida pelos presentes.

A solenidade contou também com as boas vindas feitas pela Professora Olívia Rufino e com uma apresentação de improviso do Poeta e Cordelista Barrazul e Genivaldo Sousa.



Prestigiaram a Posse, o Presidente da Câmara Municipal de Jaicós, Flávio Silveira; a Secretária Municipal da Juventude e Cultura, Felícia Coutinho; o escritor Wanderson Wangley; a vereadora do PV de Teresina, Teresa Brito; o Jornalista Ivo Farias; Vereadores Antonio Robert e Edinilson Santana; Secretário Municipal de Educação Ednilson Freitas, além de familiares e amigos do Escritor.

Após a Solenidade, aconteceu um show com a Banda Resgate Cultural e a participação de Solon que também é cantor e compositor. O Escritor relatou que a Academia Brasileira de Letras, assim como a Academia de Letras da Região de Picos procura reunir um grupo de pessoas amantes da cultura e das artes e o fator de ter sido escolhido para fazer desse grupo por pessoas desse nível é uma satisfação e felicidade imensa.



“É um prazer imensurável ser o primeiro jaicoense a fazer parte da Academia. Agradeço muito a Deus e aos pares, que acharam por bem avaliar os meus trabalhos e me considerar digno de fazer parte da Academia de Letras. Isso tudo é muito relevante para mim e um prazer enorme”, disse.

A Academia de Letras da Região de Picos (ALERP) foi fundada a 22 de outubro de 1989. A primeira presidente foi a escritora e professora Rosa Luz. Com sede na cidade de Picos, como as demais academias de letras, tem um quadro de 40 cadeiras.

CONFIRA ÁLBUM DE FOTOS:





Da Redação

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Obras da AABB em Jaicós prosseguem a pleno vapor

Tendo iniciado no final do mês de julho, as obras da primeira etapa da sede da Associação Atlética Banco do Brasil de Jaicós prosseguem a todo vapor. Uma equipe trabalha diariamente na obra que está sendo construída em terreno localizado às margens da BR-407, ao lado da Companhia de Polícia.


No último dia 14 (sexta-feira) os trabalhadores realizaram o serviço de concretagem no fundo das piscinas adulto e infantil. De acordo com o responsável pela obra, a concretagem foi feita com 15 cm de espessura, onde foi colocada uma malha de ferro para dar maior segurança e sustentabilidade à construção. O próximo passo será levantar as paredes e a colocação de azulejos.

Após finalizar a construção das piscinas, com instalação de toboágua com 30m de extensão na piscina de adultos e um cogumelo juntamente com um pelicano gigante, na piscina de crianças a equipe dará início à construção do bar e da sede social.






Da Redação

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Primeira Igreja Batista em Jaicós comemora Dia das Crianças

A Primeira Igreja Batista em Jaicós realizou no último dia 12 uma celebração de alegria em comemoração ao Dia da Criança, reunindo cinquenta e duas crianças. A celebração foi realizada na Avenida Industrial, Bairro Serranópolis.


A comemoração também foi realizada na cidade de Patos do Piauí no último sábado (15) com culto de adoração e proclamação da Palavra de Deus.

“Ensine à criança o caminho em que deve andar e até quando envelhecer não se desviará dele” (Prov. 22:6).

Confira Fotos!


Da Redação

sábado, 15 de outubro de 2011

Prefeito Zé Reis trabalha na limpeza e recuperação de lavanderias municipais

O Prefeito Municipal de Jaicós em exercício, José Reis de Sousa, visitou na manhã deste sábado, acompanhado do Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural e Recursos Hídricos, José Acelino da Silva, as lavanderias municipais Marina Barbosa e Gameleira, localizadas no centro da cidade. O Vereador Edinilson Carvalho também esteve presente durante a visita.


O objetivo dessa visita, segundo o Prefeito, é verificar a situação de funcionamento das mesmas. A Lavanderia Marina Barbosa foi desativada para que no local fosse criada uma floricultura, ação que fazia parte do projeto “Município Sustentável e atualmente o local estava servindo como oficina para conserto de mobiliário escolar. A água do poço existente nessa lavanderia está sendo utilizada para irrigar os jardins da Praça Getúlio Vargas.

José Reis autorizou que seja feito um orçamento para colocação de pias e lavatórios e que a obra tenha início o quanto antes, pois com a lavanderia voltando a funcionar, irá resolver o problema de muitas donas de casa que utilizavam o local e até ajudavam na renda familiar, lavando roupas “pra fora”.


O prefeito ressaltou também que está atendendo a pedidos de vereadores e da população, pois com esse espaço para lavar roupa, estará ajudando na diminuição do consumo da água proveniente do reservatório Tiririca, que atualmente é um dos maiores problemas do Município.

Outra ação autorizada pelo prefeito em exercício é a construção de uma mini lavanderia com 10 lavatórios na Localidade Baliza, proposta pelo secretário José Acelino e acatada pelo Prefeito. De acordo com Zé Acelino, essa mini lavanderia trará mais comodidade para as donas de casa da região, além de economizar água do poço e evitar possíveis futuros problemas de saúde causados pela exposição constante ao sol. “Esse projeto das mini-lavanderias poderá ser estendido a outras localidades da zona rural do Município”, frisou o Secretário.

Zé Reis e Zé Acelino visitaram também a Lavanderia Gameleira e constataram a falta de pias e a grande quantidade de mato ao redor do prédio. O Prefeito afirmou que irá repor as pias que faltam e providenciará a limpeza do local para que seja feita constantemente. “Essa é uma grande riqueza de Jaicós e temos que cuidar e zelar, pois grande parte da população se utiliza da água dessas fontes”, frisou Zé Reis.

O Secretário de Desenvolvimento Rural informou que o poço tubular localizado nas proximidades do campo de pouso e que abastece vários locais da cidade como o Açougue e o mercado público municipal estava com todo o equipamento queimado, mas já está sendo totalmente recuperado com novas peças, adquiridas na manhã deste sábado.






Da Redação

Conselho da Paz e Educação dos Direitos Humanos é aprovado pela CMJ

Em sessão legislativa presidida pelo Vereador Flávio José de Macedo Silveira, realizada pela Câmara Municipal de Jaicós na noite desta sexta-feira (14), diversas matérias foram apresentadas e aprovados pelo legislativo jaicoense.


Os vereadores aprovaram Projeto de Lei nº 19/2009, de autoria do Poder Executivo, que cria o Conselho Municipal da Paz e Educação dos Direitos Humanos de Jaicós e dá outras providências com Emenda Supressiva nº 01/2011 de autoria do Vereador Francisco de Lima Rodrigues e Parecer da C.L.J.R.Final.

Vários moradores do Povoado Santo Antonio estiveram presentes na Sessão com o objetivo de tratar com os Vereadores a respeito da falta de água na Localidade, o que vem causando diversos transtornos para as famílias que lá residem.



Foram apresentados dois Projetos de Lei de autoria do Poder Executivo: Projeto de Lei nº 17/2011, que dispõe sobre a concessão de gratificação e abono salarial aos Profissionais do Magistério, Público da Educação Básica do Município de Jaicós, e dá outras providências. E Projeto de Lei nº 18/2011, que estima a receita e fixa a Despesa do Município de Jaicós para o exercício de 2012 e dá outras providências. Os Projetos foram encaminhados às Comissões Permanentes.

O Vereador Francisco de Lima Rodrigues (Branco) apresentou dois Requerimentos:

-Solicitando do Ministro da Integração Nacional e do Comandante do 40º BI de Crateús/CE, esclarecimentos a respeito da distribuição de tickets e a não realização do abastecimento de água integral durante os trinta dias do mês no município de Jaicós.

- Solicitando do Prefeito Municipal e da Secretária Municipal da Juventude e Cultura, a criação da Liga Desportiva de Jaicós.

Outro Requerimento apresentado foi de autoria do Vereador Elias de Sousa Pereira solicitando do Prefeito Municipal e do Secretário Municipal de Obras, a construção de pequenas lavanderias nos poços das localidades Jacu, Baliza, Antonino, Morro da Pinicada e Saco da Serra.

Os Requerimentos foram aprovados e encaminhados aos destinatáruios.

Da Redação

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Bancário promove churrasco para familiares e amigos

O funcionário do Posto Avançado do Bradesco da Cidade de Padre Marcos, Fabrício Carvalho Leite, ofereceu aos colegas funcionários do Banco, colegas da Faculdade FACISA de Araripina-PE, familiares e amigos, um churrasco denominado de “Batizado dos Bancários”realizado na Chácara do Sr. Ditim, em Padre Marcos.


Fabrício foi aprovado recentemente em concurso e assumiu no banco no mês de setembro passado. O “Batizado” aconteceu em comemoração à aprovação e ingresso no Banco, com muito churrasco e forró ao vivo animado pelo sanfoneiro Zé Rodrigues e convidados.

Estiveram presentes os pais do anfitrião, o radialista Altino Neto e Francisca Maria de Carvalho, o Gerente do P.A. de Padre Marcos, Cléber; O Gerente da Agência do Bradesco de Araripina-PE, Francisco; funcionários do banco; a professora Erbenha Maria; o Vereador Valdinar, diversas autoridades e pessoas ligadas a Fabrício.

Segundo Altino Neto, aquele momento foi muito especial em sua vida pelo fato de ver o seu filho conseguindo a sua independência. A mãe de Fabrício, Francisca Maria relatou que apesar de toda a dificuldade, valeu todo o investimento feito no seu filho.

O jovem bancário também foi elogiado pelo seu Gerente Cléber, que ressaltou que é o mesmo é muito inteligente e é muito prazeroso trabalhar com ele. Fabrício está concluindo o Curso de Ciências Contábeis na FACISA, na cidade de Araripina-PI.


quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Familiares e amigos promovem recepção para Fernando Silveira em Jaicós

Após conquistar o primeiro lugar no 3º Prêmio Inovação Medical Services, pela Sanofi Aventis, na qual participaram estudantes da área da saúde de todo o Brasil, Fernando Silveira chegou a Jaicós para festejar com os familiares e amigos e foi recepcionado com uma comemoração surpresa na manhã desta quarta-feira (12) na residência dos seus pais.


O clima era de muita alegria e expectativa entre a família e os amigos que aguardavam ansiosos a chegada do jovem. Ao chegar Fernando foi abraçado por todos os presentes e exibiu orgulhoso a placa e o troféu que recebeu na entrega do prêmio que aconteceu na última segunda-feira (10) no Centro de Cultura Judaica em São Paulo (SP).

Fernando estuda na Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco, na cidade de Petrolina/PE e concorreu ao prêmio com o trabalho "Assistência à saúde do trabalhador rural no contexto das intoxicações por agrotóxicos", conquistando o 1º lugar na categoria Doutorandos.

Confira Álbum de Fotos!



Da Redação



sábado, 8 de outubro de 2011

Estudantes da UESPI realizam protesto contra o caos da UESPI

Os estudantes da Universidade Estadual do Piauí, Campus de Picos, se manifestaram mais uma vez contra as péssimas condições da Universidade.


Nesta sexta-feira, os acadêmicos realizaram uma “aula cidadã” em enfrente ao Campus. Durante o ato, os acadêmicos interditaram parte da rua e demonstraram como as aulas acontecem na UESPI, além de debaterem o caos que o Campus de Picos enfrenta nos últimos três anos.

Os alunos, também, queimaram pneus e um boneco. Em seguida, interditaram as BRs 316 e 407 nas proximidades do Campus. Com faixas e palavra de ordem os universitários protestaram o descaso do reitor e do governo do estado para com a UESPI.

A acadêmica de Relações públicas, Virlândia Luz, afirma que os estudantes não vão parar “a partir de agora nossos protestos não serão apenas pacíficos, cansamos de promessas, o governo do estado precisa resolver esse caos da UESPI, não é favor, é dever do estado oferecer uma educação de qualidade.”

Carta aberta a qualquer pessoa que tenha consciência ou ao menos saiba o que é isso.

Quem tiver suas Constituições Federais rasguem! Por favor, rasguem mesmo! Porque o direito é belo, é magnífico, mas é ineficaz! O nosso direito só existe, de verdade, para aqueles que têm o poder e que para justificar seus mandos e desmandos e suas condutas “ilibadas” apresentam a carta magna para se dizerem portadores da verdade. Mera ilusão!

Hoje mais uma vez fui tentar lutar por uma Universidade Estadual do Piauí – Campus de Picos melhor, mas a cada dia sinto de forma mais brusca o desespero e a insensibilidade de todos, ou melhor, quase todos, em buscar melhorias para nossa Universidade.

Se nosso direito é mesmo válido porque dizem que todo mundo tem direito a DIGNIDADE quando o governo do estado do Piauí em práticas antigas, mas ROTINEIRAS, ressalte-se ROTINEIRAS, deixa a única Universidade Pública do estado se transformar em uma verdadeira PENA DEGRADANTE E CRUEL que nos dá todos os dias tratamentos desumanos e desesperadores? Que direito é este que garante até mesmo para o pior criminoso um teto e deixa mais de hum mil e oitocentos alunos sem ao menos um teto para ESTUDAR? Que crime, senhores, nós cometemos? Até quando vamos pagar por crimes que os políticos deste estado cometeram e que eles deveriam cumprir? Será um dia o jus puniendi do Estado alcançará quem mais merece e quem menos é punido?

A UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ – CAMPUS DE PICOS não possui uma sala de aula sequer para comportar os seus mais de 1.800 alunos e quem duvidar pode vir confirmar a nossa situação, a verdade está escancarada só não enxerga quem não quer ver!

Já recorremos ao governador, aos deputados, aos vereadores da cidade de Picos, mas NINGUÉM faz nada de efetivo, só prometem e nestas promessas nossa Universidade está morrendo e matando a cada um de nós e os nossos sonhos dia após dia.

Temos que estudar em colégios públicos, sendo expulsos a todo momento pelos diretores das escolas. NUNCA soubemos o que foi estudarmos todos os cursos juntos, NUNCA tivemos oportunidade de saber, de verdade, o que significa uma universidade, porque as turmas dos mais de nove cursos sempre foram espalhadas por várias escolas estaduais, separadas pelo MAR DA CORRUPÇÃO, DO DESPEZO, DE EGOÍSMO E DA POUCA VERGONHA DA POLÍTICA DO NOSSO ESTADO.

Só me perturba o fato de toda e qualquer pouca vergonha aparecer a todo instante na televisão, nos jornais, enfim e a nossa Universidade nunca foi manchete, será que a educação é mesmo a prioridade deste país?

Cadê os direitos constitucionalmente garantidos? Será que somos dignos de um uma instituição de ensino cujas estruturas são dignas de Guantánamo ou de uma prisão nazista na época do holocausto?

Falta vergonha, falta coragem para nossa imprensa que não é tão livre quanto se imagina, falta estudo, falta dignidade, faltam olhos, enfim por aqui tudo falta!

Se você pensa em crescer na vida e não tem condições de pagar uma faculdade particular mude de estado, porque o estado do Piauí só tem a oferecer para você a maior frustração de toda a sua vida: um vestibular super difícil e uma “formação” mais difícil ainda.

Sem contar que os cursos de formação superior estão quase todos denegados pelo Conselho Estadual de Educação e a principal reivindicação deles é estrutura física, coisa que nunca tivemos e que está cada vez mais difícil de se ter.

O governador do estado sempre aparece na televisão como salvador da pátria e afirmando que a UESPI está indo muito bem, DESAFIO ele a vir estudar ou mandar o filho dele estudar no prédio da nossa universidade que segundo ele “é a espinha na coluna do governo dele.”.

Realmente, para uma política que perpetua o analfabetismo a única coisa que não vai ser prioridade é a educação. Para que educação? Educação faz o povo pensar e ver a tamanha roubalheira deste estado medíocre e governado por pessoas mais medíocres ainda!

Agora, por favor, repassem esta carta, façam ela circular o mundo inteiro, deixem que todos saibam que no Piauí os bandidos mais perigosos possuem mais dignidade do que os estudantes universitários e que o único coração que bate por aqui é o do poder, do dinheiro e da pouca vergonha.

POR FAVOR, NÃO DEIXEM A NOSSA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ – CAMPUS DE PICOS MORRER. ELA ME DEU DE PRESENTE A LIBERDADE DE PENSAR E CRESCER E TOMARA QUE ELA AINDA DÊ ISSO PARA MUITA GENTE.

Vamos fazer com que o bem vença e que toda a escuridão leve embora estes péssimos dias que têm vivido os estudantes da Universidade Estadual do Piauí – Campus de Picos.

POR: Maria Santana
Fotos: http://dceuespipicos.blogspot.com/

Vereadores aprovam PL que cria e regulamenta cargos e outros na Sessão desta sexta-feira (07)

Os parlamentares jaicoenses votaram e aprovaram na sessão legislativa desta sexta-feira (07), presidida pelo Vereador Flávio José de Macedo Silveira, três Projetos de Lei e quatro requerimentos com solicitações que beneficiam o município de Jaicós.


Foram aprovados o Projeto de Lei nº 09/2011, que dispõe sobre a cessão em regime de comodato de um poço tubular para a Agespisa, e dá outras providências com Emenda Aditiva de autoria do Vereador Antonio Robert e Pareceres da C.L.J.R.Final e da C.F.O.F.Financeira; o Projeto de Lei nº 11/2011, que cria e regulamenta cargos e dá outras providências; e, o Projeto de Lei nº 13/2011, que concede reajuste salarial (10%) aos professores da rede municipal de ensino e dá outras providências de autoria do Poder Executivo, juntamente com os pareceres das comissões permanentes.

O Vereador Antônio Robert Silveira Reis apresentou Requerimento solicitando do Governador do Estado do Piauí e do Coordenador Estadual do DNOCS, a realização de estudo sobre as causas do esvaziamento do Açude Tiririca de Jaicós. A Vereadora Maria da Penha de Morais Wanderley apresentou Requerimento ao Prefeito Municipal de Jaicós solicitando a limpeza do Cemitério local.

Do Vereador Francisco de Lima Rodrigues (Branco) foram apresentados dois Requerimentos:

-Solicitando do Secretário de Desenvolvimento Rural a limpeza e colocação de tampa da caixa d’água do Poço da Localidade Santana;

- Solicitando do Prefeito Municipal e do Secretário de Obras a retirada do aterro (desaterramento) da Barragem Santana.

Todos os Requerimentos foram aprovados pela unanimidade dos vereadores presentes. Ausentes na Sessão, os vereadores Raimundo Neiva Filho, Elias Pereira de Sousa e João Batista de Carvalho.



Os vereadores, logo no início da Sessão, fizeram um minuto de silêncio em homenagem aos jaicoenses mortos no acidente ocorrido no município de Capim Grosso/Ba. Também foi apresentada Moção de Pesar de autoria do Vereador Benedito Alencar da Silveira, aos familiares do Sr. Selviro Francisco de Araújo.

Da Redação