quarta-feira, 30 de novembro de 2011

3ª Companhia de Polícia de Jaicós recebe novos equipamentos de segurança

Foi realizado na manhã desta quarta-feira (30) pelo Coronel Jaime Oliveira, Comandante de Policiamento do Interior do Piauí, a entrega de novos equipamentos de segurança para a 3ª Companhia de Polícia de Jaicós. Na oportunidade o Comando do Interior entregou duas motos viatura para o quartel

O Comandante da 3ª Companhia, Capitão Lindomar Félix, recebeu do Comandante do CPI e do 4º BPM de Picos, Major Sousa Filho, mais de 20 coletes balísticos. O Coronel informou que até o mês de janeiro, as Companhias de Jaicós, Fronteiras e Valença estarão recebendo algemas e fardamento para serem distribuídos para todo o efetivo policial.

O Coronel Jaime afirmou que esse ato faz parte do processo de estruturação da PM no interior do Piauí. Informou também que estão sendo adquiridas duas mil pistolas, modelo ponto 40, para que seja feita a substituição das armas usadas pelos policiais militares do interior, oferecendo assim as condições mínimas para os policiais desenvolverem suas atividades de polícia ostensiva, provendo a PM de Equipamento de Proteção Individual, fardamento, armamento, coletes e algemas.



Em relação à carência de mais policiais no interior do Piauí, o Comandante do CPI ressaltou que é necessário e urgente a inclusão de novos militares, pelo menos mil homens por ano e mesmo assim só em sete anos estaria com os onze mil previstos na Lei, de acordo com a regra base da ONU.

Outro assunto abordado pelo Comandante diz respeito a outra meta da Polícia Militar, que é a equipar o policiamento do interior com viaturas, com veículos que foram repassadas para a PM pela Polícia Civil e que após serem submetidos a revisão e receberem a caracterização com a marca da PM, deverão ser encaminhadas para o interior.

Os policiais da 3ª Companhia, durante a entrega dos equipamentos, participaram de uma palestra com instruções sobre o uso de equipamento de segurança policial e defesa pessoal, ministrada pelo Coronel de Reserva da Polícia Militar e ex-comandante da Tropa de Choque de São Paulo, Osvaldo Barros.




Da Redação

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Polícia Militar inicia Operação “Fim de Ano” em Jaicós

A 3ª Companhia de Polícia de Jaicós iniciou nesta terça-feira (29) a operação “Fim de Ano”, realizando uma abordagem com fins de fiscalização em um ônibus de Turismo, da empresa Adesul Turismo, de São Paulo, que passava na cidade com destino à cidade de Iguatú, no estado do Ceará.


O ônibus foi abordado pela equipe de policiais coordenada pelo Tenente Edivan Martins, na Rrua Expedicionário Manoel Eduardo, centro de Jaicós. De acordo com o motorista, o ônibus transportava quarenta e nove passageiros vindos de São Paulo para diversas cidades do Ceará, como Iguatu, Juazeiro do Norte, entre outras.

Os policiais verificaram todo o ônibus, que levava entre as bagagens duas motocicletas, mas segundo o Tenente, nada de irregular foi detectado, liberando-o em seguida. “Essa abordagem é necessária, pois geralmente nesse período muitas pessoas utilizam transportes clandestinos de turismo para trazer motos adulteradas, drogas e outros produtos ilícitos”, explicou o Tenente Edivam.

Ainda segundo o policial, ações como essa e outras de combate ao tráfico de drogas, blitz e abordagens, também serão feitas constantemente nesse fim de ano, com o objetivo de proporcionar e manter a segurança da população.



Da Redação

Mutirão do PNDTR beneficia trabalhadores rurais em Jaicós

O Mutirão do Plano Brasil sem miséria, organizado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) está atendendo nesta terça-feira (29) no Município de Jaicós. A abertura dos trabalhos do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR) aconteceu às 7h30 no prédio da faculdade Procampo, ao lado da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, no Bairro Nova Olinda.


Este programa tem como objetivo possibilitar o acesso à documentação civil básica e trabalhista a mulheres e homens trabalhadores rurais. Dentre as ações oferecidas pela equipe formada por 14 profissionais, está a produção de documentos como: CPF e RG, informações sobre a previdência social (Seguro Maternidade, salário família, entre outros), inclusive orientações sobre a nova modalidade que é a previdência para donas de casa.

Servidores municipais do CRAS e da Secretaria Municipal de Assistência Social estão no local para atender pessoas e tirar dúvidas sobre assuntos relacionados a carteira de idosos, lei do passe livre, Bolsa Família, entre outros.


Segundo o Coordenador do Mutirão, Francisco Carvalho, o Programa Nacional de Documentação das Trabalhadoras Rurais (PNDTR) é uma ação fundamental para a inclusão social das trabalhadoras rurais, uma vez que possibilita a emissão gratuita de documentos civis, trabalhistas e de acesso aos direitos previdenciários, através dos mutirões itinerantes de documentação.

O Coordenador agradeceu às entidades parceiras envolvidas na mobilização no Município como a Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Igreja, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Igreja. São parceiros do PNDTR o MDA, INCRA, INSS, EMATER, FETAG, BNB, SASC, MPA e Secretaria de Segurança.


Da Redação

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Acadêmicos jaicoenses de Direito participam de Júri Simulado

Com o objetivo de aproximar os estudantes que se preparam para finalizar o curso de uma realidade que devem enfrentar constantemente, foi realizado no último dia 21/11 na Faculdade R. Sá, um Júri Simulado para alunos do 6º Período de Direito.


A ação, que faz parte da disciplina “Direito Processual Penal II”, foi montado em cima de um processo penal real que já havia sido julgado e foi coordenada pelo Professor e Advogado Herval Ribeiro. Participaram cerca de quarenta alunos, divididos em duas turmas e representados por cinco estudantes, escolhidos pelas próprias turmas.

Participaram da atividade, os acadêmicos jaicoenses Adão Neto, Liliane Oliveira e Joaquim Otávio, que formaram um triângulo: Adão Neto (advogado de defesa); Liliane Oliveira (advogada de acusação) e Joaquim Otávio (juiz).

Com direito à réplica e tréplica, a defesa utilizou duas teses: a da absolvição e a da desclassificação de crime doloso para crime culposo. Como resultado final do trabalho a defesa ganhou com a tese da desclassificação.


O Júri Simulado visa identificar nos futuros profissionais de Direito que especialidades, na carreira, eles irão seguir, com o objetivo de despertar a vocação e o perfil profissional dos acadêmicos.

Outra finalidade do Júri Simulado é o preparo dos acadêmicos para enfrentar o plenário do júri com segurança, além de argumentação lógica e o conhecimento da nova lei que regulamenta o Tribunal do Júri, além de dar suporte teórico e aplicá-lo na prática, realizando simulações de Júri e efetuando defesa real.

Familiares dos estudantes jaicoenses se fizeram presentes no evento para acompanhar e prestigiar o desempenho dos mesmos. Adão Neto é Conselheiro Tutelar e estagiário do Ministério Público; Liliane Oliveira faz estágio no Gabinete do Juiz de Direito de Jaicós e é técnica judiciária; e; Joaquim Otávio é também estagiário do Ministério Público.

Para o acadêmico Adão Neto, o resultado da atividade foi muito positivo, pois puderam colocar em prática os conceitos aprendidos em sala de aula. “O professor elogiou muito o nosso desempenho no trabalho, falando que atuamos brilhantemente”, comemora.


Da Redação

domingo, 27 de novembro de 2011

SMAS e Grupo Cordão de Ouro realizam o III Batizado de Capoeira em Jaicós

Aconteceu na noite deste sábado (26), o terceiro batizado de Capoeira do Grupo Cordão de Ouro de Jaicós, para crianças e adolescentes atendidos pelos programas PETI e ProJovem Urbano, promovido pela Prefeitura Municipal de Jaicós, através da Secretaria Municipal de Assistência Social.


O evento foi realizado na Quadra Poliesportiva Geraldo Matos Silveira e contou com a presença do Prefeito licenciado Ozanam Barros; Secretária Municipal de Assistência Social, Fátima Silveira Barros; Secretário Municipal de Finanças Agleison Paiva; Vereadores Antonio Robert, Penha Wanderley e Edinilson Santana e a Chefe de Gabinete da PMJ, Aldeniza Braga.


As atividades tiveram início às 9h no Centro de Convivência de Idosos (CCI) com curso e palestra proferida pelo Mestre Cézar Escravo e aulas como o mestre Durinho. Às 14h o Mestre Escravo ministrou aula teórica, prática e roda com os integrantes do Grupo.

Várias apresentações artísticas foram apresentadas na noite, como o Balé do PETI; A Dança “Waka Waka”, por alunas do ProJovem Adolescente; Hip Hop, com o Grupo Força Crew; Dança do Fogo; Maculelê e Puxada de Rede.

Foram batizados trinta e cinco crianças, onde 19 receberam o cordão verde bebê; 03, o verde amarelo bebê; 08, o verde adulto; 02, o amarelo; e, 04 o amarelo adulto. O batizado de capoeira representa o momento em que os praticantes recebem a sua primeira graduação pelo grupo. Nesse dia eles deixam de ser pagãos, pois durante esse evento é costume entre os grupos dar um apelido ao capoeirista.

O batizado foi coordenado pelo “Mestre Escravo”, e contou com a participação do Mestre Durinho, de São Paulo; Mestre Adão, de Picos; Contra-Mestre Ratão, de Bom Jesus, além de instrutores do Grupo Cordão de Ouro de Teresina, grupo este responsável pela organização do evento.




Da Redação

sábado, 26 de novembro de 2011

Viturino Bezerra e Genivaldo Sousa vencem o 3º Festival de Violeiros de Jaicós

Numa disputa entre seis duplas de violeiros onde todos possuem a vocação e o talento para a arte do improviso em versos e rimas, a dupla formada por Viturino Bezerra e Genivaldo Sousa, saiu vencedora do 3º Festival de Violeiros de Jaicós, evento promovido pela Prefeitura Municipal através da secretaria Municipal da Juventude, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo.


Os fãs desse gênero musical de Jaicós e de cidades circunvizinhas comparecem em peso à Quadra Poliesportiva Geraldo Matos Silveira para prestigiar o evento, que contou com a participação de violeiros de diversas cidades do Piauí. Cada dupla teve que desenvolver, de acordo com temas sorteados na hora, três estilos da cantoria: uma sextilha (com estrofes de seis versos), um mote de sete sílabas e outro decassílabo (com 10 sílabas).

O Prefeito em exercício, José Reis Sousa, que também é violeiro, fez a abertura do festival e ressaltou a beleza e importância da cultura nordestina, como a Cantoria. Disse estar muito feliz por estar vendo muitas pessoas apoiando o evento e parabenizou a Secretária Felícia Coutinho pela organização da festa, os vereadores e as pessoas presentes na Quadra.


A Secretária da Juventude e Cultura também deu as boas vindas aos artistas e ao público presente e parabenizou o coordenador do Festival, Genivaldo Sousa pelo seu compromisso com a Cultura. A mesa julgadora formada por João Moura (Vila Nova-PI); Milton Ferreira (Araripina-PI) e Antonio Piauí (Francisco Santos-PI) analisou as apresentações de quinze minutos de cada dupla e após contabilizar os pontos, o resultado foi o seguinte:


1º Lugar: Viturino Bezerra (Belém do Piauí) e Genivaldo Sousa (Jaicós).
Sextilha: “A gente nunca vai ver”;
Mote de Sete Sílabas: “Você não resiste ao peso do meu talento”;
Mote Decassílabo: “Minha infância se foi pra não voltar, a velhice chegou para não sair”.

 
2º Lugar: Zé Tiago (Picos) e Antônio Raimundo (Teresina)
Sextilha: “Não queira saber de drogas”;
Mote de Sete Sílabas: “Nenhum ouro vale mais do que o conhecimento”;
Mote Decassílabo: “Ontem a tarde caiu mais torrão da casinha de taipa abandonada”.


3º Lugar: Netinho Macedo (Padre Marcos) e Luis Costa (Jaicós)
Sextilha: “Tem que estudar para saber”;
Mote de Sete Sílabas: “A televisão mostrou e o mundo inteiro assistiu”;
Mote Decassílabo: “Deus me deu a mulher da minha vida, lhe dou muito obrigado”.


4º Lugar: Adailton Moura (Picos) e Jairo Silva (Monselhor Hipólito)
Sextilha: “Se dependesse de mim”;
Mote de Sete Sílabas: “Não tem quem faz com a gente como a mãe da gente faz”;
Mote Decassílabo: “Você pode ser bom mas eu garanto que sou muito melhor do que você”.

5º Lugar: Valdenor Batista (Paulistana) e Valdenor Sousa (Paquetá)
Sextilha: “A Mulher”;
Mote de Sete Sílabas: “É triste mas acontece com o menor abandonado”;
Mote Decassílabo: “O que eu encontrei no casamento foi desgosto, ilusão e falsidade”.


6º Lugar: Adalberto Carvalho (Monsenhor Hipólito) e Nivaldo Viana (São Julião)
Sextilha: “Quem anda fazendo mal”;
Mote de Sete Sílabas: “Quem castiga a natureza merece ser castigado”;
Mote Decassílabo: “O vaqueiro escorado no mourão conta as vacas paridas no curral”.

Após o resultado e premiação das duplas, o público aproveitou para dançar muito forró com a apresentação de Chiquinho do Acordeon, com o legítimo forró pé de serra.

É louvável a iniciativa da Prefeitura Municipal, através da Secretaria da Juventude e Cultura de Jaicós, em apoiar o resgate à cultura popular e promover eventos de manifestações artísticas desse tipo, pois assim está contribuindo muito para a formação cultural no Município. Cada violeiro na sua apresentação fez um show de criatividade, pois a inspiração vem na hora, mas, além da vocação, é preciso muita leitura, conhecimento e preparo.

Confira mais Fotos:




Confira Álbum de Fotos
Da Redação

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

JAICÓS: Alunos da zona rural participam de palestra sobre o uso do Crack

A Polícia Militar, em parceria com Secretaria Municipal de Assistência Social e o Conselho Tutelar, está realizando no município de Jaicós uma Campanha direcionada a crianças e adolescentes, cujo tema é o combate ao uso de drogas, em especial o crack.


As palestras estão sendo realizadas nas escolas da sede e da zona rural do Município e aconteceram nas localidades Croazal, Lagoa do Sabino, Várzea Queimada e Esquisito, além da sede, para os jovens beneficiários do Programa ProJovem Urbano.

Na tarde desta quinta-feira (24), foi a vez dos alunos do 1º ao 5º ano da Escola Municipal Cariolando Alves, da Localidade Pau do Inchuí, receberem as informações sobre os malefícios causados pelas drogas. O Comandante da 3ª Companhia de Polícia de Jaicós, que ministra as palestras, ressalta que é a ação tem como objetivo evitar a entrada dos jovens no mundo das drogas, talvez até por falta de conhecimento e informações adequadas.




Da Redação

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Registro (Localidade Esquisito) - Parte II



Registro (Localidade Esquisito)



JAICÓS: Encontro na zona rural debate problemas relacionados à água

Foi realizada na tarde deste domingo (20), na Capela de São Francisco da Localidade Esquisito, uma palestra com diversos representantes de entidades representativas, direcionada à comunidade local e de localidades vizinhas.


O encontro aconteceu por uma iniciativa dos líderes comunitários Matias Zeferino e Zé Reis, do Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural e Recursos Hídricos, José Acelino e do Jornalista Ivo Farias, que coordenou a palestra, que teve como foco principal o problema do desperdício da água nos poços tubulares em diversas localidades.

O Secretário José Acelino falou sobre o momento importante pelo qual está passando à frente da Secretaria e relatou aos presentes sobre os trabalhos que vem sendo desenvolvendo na sua gestão. Citou que a Secretaria é responsável pela coordenação de quarenta e seis poços tubulares no município, sendo quatro na sede e o restante distribuídos na zona rural.


Zé abordou o problema do desperdício de água que vem acontecendo, principalmente no poço tubular da Localidade Baliza, considerado o melhor poço instalado em toda a zona rural. “Nesses 90 dias que estamos à frente da Secretaria, trabalhamos diariamente pra dar assistência integral a todo o município de Jaicós”, disse.

O Engenheiro Agrônomo e Vereador Branco, na sua fala, discorreu sobre a importância da preservação. Falou sobre diversos problemas como o aquecimento global, suas causas e consequências e a poluição das águas. O também Engenheiro José do Carmo, da Emater, falou sobre o tema: “Água, um recursos ameaçado”.

Fizeram uso da palavra também os líderes comunitários Matias e Zé Reis; a Conselheira Tutelar Sirlene Lopes; o jornalista Ivo Farias; o Engenheiro Agrônomo Sídney Coutinho e o vereador Antonio Robert, que disse que o problema da água é um problema de todos. “Devemos discutir esse assunto nas igrejas, nas escolas e também nas nossas casas, pois esse não um problema só do Governo Federal, esse é um problema nosso”, finalizou.



Da Redação

IX Feira Cultural da Escola Pequeno Polegar é realizada com sucesso

A Escola Pequeno Polegar realizou no último sábado (19) a IX Feira Cultura que teve como tema geral: “O Mundo do Conhecimento na Construção de Cidadãos Conscientes”.


A Feira teve início com uma caminhada realizada pelo corpo docente e discente da Escola pelas principais ruas e avenidas da cidade. À tarde, aconteceram visitas aos diversos stands instalados nas salas da escola. As turmas de Educação Infantil desenvolveram temas relacionados ao Meio Ambiente.

As turmas do Ensino Fundamental I apresentaram os seguintes temas: 1º Ano, Leitura: Aprendizagem com prazer; 2º Ano (1ª e 2ª séries), “Construindo uma vida saudável”; e 3ª e 4ª séries, com o tema “Paz – Não há caminho para a paz, a paz é o próprio caminho”.



No Ensino Fundamental II, a 5ª Série, desenvolveu o tema: “Brinquedos Antigos e Modernos”; a 6ª Série, tratou sobre a Cultura e Arte, com o tema “A cultura é o fermento que alimenta”, dá forma e conteúdo à Educação” e os alunos da 7ª e 8ª série, com o tema “Valores Humanos”.

A culminância se deu à noite com diversas apresentações artísticas e culturais realizadas pelos alunos da Escola e contou com a participação de muitos pais de alunos e da sociedade em geral.

CONFIRA FOTOS:









Da Redação